O governo de Mato Grosso lançou um edital para credenciamento de perito oficial médico legista, que atenderá 17 municípios do interior do estado em que não existe unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Com essa medida, o governo leva a essas localidades o serviço público, garantindo que a população possa ter mais comodidade e que o atendimento seja realizado mais próximo da sua residência.
Os profissionais que serão credenciados receberão por modalidade de pagamento, ou seja, por serviço realizado.
Para se ter uma ideia, atualmente, a cidade de Juara, a 690 km de Cuiabá, não conta com os serviços da Politec. Se uma mulher, por exemplo, for vítima de estupro, e fizer a denúncia, ela terá que se deslocar até a cidade de Juína, a 737 km da capital, para fazer o exame de corpo de delito.
Com o credenciamento, a vítima poderá ser dirigida para um profissional da própria cidade, com maior comodidade e contando com um atendimento mais humanizado.
Em outro exemplo, Colniza, a 1.065 km de Cuiabá: uma pessoa que morre na cidade de Colniza tem que ser deslocada até a cidade de Juína para fazer o exame de autópsia. Tem que percorrer oito horas, até que possa retornar para o devido sepultamento.
A mesma situação ocorre em outras cidades.
Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), um dos fatores que o levou a tomar essa medida do credenciamento foi o fato de que o Estado estar impedido de realizar o concurso público, uma vez que está estourado no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O governador explicou que todos os profissionais habilitados participarão de um treinamento para atuar.
O diretor-geral da Politec, Rubens Okada, informou que os municípios nos quais haverá o credenciamento serão: Rosário Oeste, Vila Rica, Querência, Canarana, Paranatinga, Campo Verde, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Barra do Bugres, Sapezal, Brasnorte, Juara, Cotriguaçu, Colniza, Colíder, Nova Bandeirantes e Nova Mutum.
Ainda de acordo com ele, a escolha levou em consideração o deslocamento da população. Em média, a cidade que ainda não tiver um médico credenciado, ou uma unidade da Politec, ficará distante apenas 70 km.
O edital será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Nele será possível conferir os valores que serão pagos por procedimento e quem poderá participar.