Saúde diz que caso confirmado de Covid-19 em Cuiabá não foi realizado em laboratório de referência
+ Geral
Segunda, 16 Março 2020
| OlharDireto
As Secretarias Municipal e Estadual de Saúde informaram que o exame que detectou coronavírus em um paciente de 48 anos, em Cuiabá, não foi realizado em unidade laboratorial preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência. Embora o Hospital Santa Rosa, onde o homem está internado, confirme o resultado, os órgãos públicos aguardam a contraprova para oficializarem os números.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), esclareceu questões ligadas ao resultado positivo para SARS-CoV-2, veiculado na mídia nesta segunda-feira (16).
A SES disse que os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR. Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para Covid-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.
Diante disso, o órgão estadual informou que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN-MT) e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.
Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para o vírus somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises.
Inicialmente, a Prefeitura de Cuiabá disse que ainda não havia confirmação de casos de Covid-19 na Capital e manteve o boletim que informa somente sobre casos suspeitos, também justificando que o laboratório responsável não faz parte da rede credenciada para atender pacientes com suspeitas.
O paciente, de 48 anos, encontra-se internado no Hospital Santa Rosa. A contraprova foi realizada e o resultado ainda é aguardado. A informação foi confirmada pela direção do Hospital, por meio de nota, assinada pelo diretor Cervante Caporossi, diretora-executiva Mara Nasrala e pelo coordenador do Pronto Atendimento, Luciano Côrrea Ribeiro.
A diretoria da Vigilância em Saúde de Cuiabá esclareceu que o teste foi feito em um laboratório não credenciado, mas que uma equipe da Prefeitura já fez a coleta e irá realizar o exame, para então confirmar ou negar o caso, oficialmente.
O caso
Por meio de nota assinada pelo diretor Cervante Caporossi, diretora-executiva Mara Nasrala e pelo coordenador do Pronto Atendimento, Luciano Côrrea Ribeiro, o Hospital Santa Rosa disse que o paciente apresenta sintomas semelhantes ao do Covid-19, sendo que a infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real. O paciente esteve recentemente na Itália e segue monitorado em isolamento respiratório.
"A diretoria do Hospital Santa Rosa e sua equipe assistencial adverte a população e pacientes que não há motivos para pânico ou histeria. Todos os procedimentos e protocolos nacionais e mundiais estão sendo cumpridos pela instituição de saúde", diz trecho da nota.