A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, nesta segunda-feira (16), outros 6 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados 15 casos suspeitos no Estado, provenientes de 7 municípios. Nesta tarde, o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, confirmou que um de seus pacientes está com o coronavírus. O primeiro resultado do exame feito nas amostras biológicas do homem deu positivo, mas haverá uma contraprova.
O Estado, contudo, não reconhece o caso, pois afirma que o hospital não seguiu o protocolo do Ministério da Saúde para testar o paciente. Os 15 pacientes monitorados pelo Estado apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados.
As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1). Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 32 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e 10 foram excluídos por não preencheram critérios de definição de caso para COVID-19. Ainda conforme a área técnica, os dados estão sendo atualizados gradativamente pelo sistema nacional de monitoramento.
Aumento de casos suspeitos
O Ministério da Saúde já confirmou 234 casos de COVID-19 no Brasil, sendo (1) Amazonas, (13) Distrito Federal, (152) São Paulo, (31) Rio de Janeiro, (1) Espírito Santo, (5) Minas Gerais, (2) Bahia (1) Alagoas, (6) Paraná, (2) Pernambuco, (2) Santa Catarina, (1) Rio Grande do Norte, (3) Goiás (2) Mato Grosso do Sul e (4) Rio Grande do Sul. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal já estão com transmissão comunitária.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) divulga as atualizações diárias do monitoramento do COVID-19 em Mato Grosso. Essas informações são relativas ao período das 12h do dia anterior até as 12h do dia da publicação.