O governo estadual informou, nesta quinta-feira (5), que os municípios que têm doses da Pfizer pediátrica podem começar a vacinação de reforço contra a Covid-19 em crianças com idades entre 5 e 11 anos.
A recomendação havia sido feita pelo Ministério da Saúde, que definiu que a imunização deve ser realizada em quem tenha tomado a segunda dose há quatro meses. A expectativa é de que sejam imunizadas um total de 377.932 crianças nesta faixa etária no estado.
“Não podemos baixar a guarda, principalmente agora, com a circulação de novas variantes mais agressivas, como a ômicron. Por isso, a vacinação de reforço é importante, porque fortalece a imunidade contra a doença e previne a evolução grave do vírus nas crianças. É imprescindível que pai e responsáveis levem seus pequenos para vacinar, disse o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda o Ministério da Saúde enviar novas doses do imunizante – a grade de distribuição deve ser divulgada nos próximos dias e, assim, será definido o envio aos municípios.
Atualmente, a cobertura vacinal da segunda fose do público infantil de 3 a 4 anos é de 1,75% e de 5 a 11 anos é de 28,58%, conforme o Painel de Vacinação de Mato Grosso.
No estado, em geral, 73,11% da população está imunizada contra a doença.