Na manhã deste sábado (28), os deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Eduardo Botelho (União Brasil) percorreram a trilha Tope de Fita, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A visita ao local foi para conhecê-lo e torná-lo uma futura trilha turística religiosa e ecológica, que possa levar peregrinos a parti de Cuiabá até a igreja de Sant’Ana.
Em conversa com o HNT, o deputado estadual Wilson Santos falou sobre a importância do trecho. “Essa trilha [...] já existe há mais de séculos, o que prova que foi o primeiro caminho que ligava Chapada a Cuiabá”, comentou o também historiador.
O local ainda é usado para cavalgadas. A intenção do trajeto é subir a trilha e ir a pé até a igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana. A descida no lugar tem entre 6 km e 7 km. De acordo com Wilson, os parlamentares gastaram cerca de 4 horas apenas para descer, o que fez com que comentassem que o local precisa de apoio. “Temos um estudo [...] vai ter que ter um local de apoio para dormir, acredito que vai ter autorização da SEMA”, acrescentou.
O local está fora do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o que acaba gerando menos empecilho para o projeto. “Ela [a trilha] tem merecido nossa preferência porque está fora do Parque de Chapada”, contou Wilson. “Vai ajudar a divulgar Chapada, vai ajudar a divulgar o Estado”, reforçou o deputado.
Como o caminho envolve a religião católica, ainda será preciso conversar com bispos de Cuiabá e de Primavera do Leste, que é responsável pela igreja de Chapada.