Governador admite que obras do VLT em Cuiabá fugiram de sua autonomia

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Terça, 15 Julho 2014 | G1/MT
Trilhos são colocados na Avenida João Ponce, em Várzea Grande (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)Trilhos são colocados na Avenida João Ponce, em Várzea Grande (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
Silval Barbosa: gestor diz que VLT não fica pronto em 2015.Silval Barbosa: gestor diz que VLT não fica pronto em 2015.O governador de Mato Grosso Silval Barbosa admitiu, na tarde desta terça-feira (15), que perdeu a autonomia sobre o prazo de entrega do Veículo Leve sobre trilhos (VLT), a mais cara obra de mobilidade urbana já executada na Grande Cuiabá, com custo de R$ 1,47 bilhão. A implantação teve início em junho de 2012, com previsão de término para março deste ano, o que não ocorreu. Depois, o governo afirmou que o meio de transporte estaria em fase de testes até o início da Copa do Mundo, em junho, o que também não foi cumprido. Nos últimos meses, a promessa era de que o metrô de superfície estaria pronto até dezembro deste ano, mas agora isso também foi descartado.
"Estamos executando [a obra]. Só que é um projeto complexo. Fugiu da nossa competência a autonomia de entrega. Período de chuvas, projetos, novo modelo de RDC [Regime Diferenciado de Contratação] e que se estende até 2015. Mas, nós estamos fazendo e em ritmo acelerado", declarou Barbosa, acrescentando que o próximo governador do estado deverá dar continuidade à implantação do modal de transporte.
"Tem que terminar, é obrigação de quem ganhar a sucessão. Tem que concluir, porque é um projeto definido, projeto de transporte público para a cidade. E um projeto que tem orçamento definido também. Então, quem for o meu sucessor vai ter a obrigação de concluir e o maior prazer em concluir a melhor obra de mobilidade urbana da região metropolitana", afirmou.
Barbosa admite que prometeu que iria entregar a obra até o final da gestão dele. "Eu falei, só que não depende de mim. Depende de uma série de outras circunstâncias que fugiram do meu alcance. E assim como eu queria ter terminado tantas coisas que eu planejava fazer. E na gestão pública, às vezes não está só na vontade de fazer, mas como fazer e com o que fazer", declarou.
A conclusão do VLT até o final deste ano já havia sido apontada como inexequível pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Conforme medição da obra feita pela instituição até 30 de abril deste ano, pouco mais de R$ 967 milhões haviam sido faturados, o que representa R$ 65,45% do total. Esse percentual aponta avanço médio mensal de 3,1% das obras. Se o andamento dessa construção se mantivesse nessa média, o VLT só estaria totalmente pronto em agosto de 2015, apontou o TCE.
O VLT deverá ter dois trechos – um deles ligando o aeroporto ao bairro CPA e o outro com trilhos entre a região do Coxipó e o Centro da capital, totalizando 22 quilômetros.
BRT x VLT
O projeto de implantação de mais um sistema de transporte na cidade ganhou força depois que Cuiabá foi escolhida, em 2009, como uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014. Porém, a opção inicial do estado era pelo BRT (Bus Rapid Transit), sistema de corredor exclusivo de ônibus que teria custo de R$ 400 milhões. Entretanto, quando essa proposta já constava da Matriz de Responsabilidade da FIFA, o governo optou pelo VLT.
A aprovação da substituição do BRT pelo metrô de superfície ocorreu no início de 2012, pelo Ministério das Cidades.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
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