Segundo rotor da Usina Hidrelétrica Teles Pires passa por Jangada e chama atenção da população
O tráfego na BR-163 em Mato Grosso fica mais lento. Isso por conta do transporte de um rotor que vai compor o sistema de geração de energia da Usina Hidrelétrica Teles Pires, em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. O trabalho logístico esta sendo feito por uma viga articulada, puxada por um cavalo mecânico trator e quatro caminhões acoplados. O rotor passou na manhã desta quinta-feira (24) por Jangada e chamou a atenção da população.
O veículo, que trafega em velocidade média de 15 km por hora e é escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), faz paradas obrigatórias a cada 30 km de estrada percorridos.
Esse é o segundo rotor que passa pelo mesmo procedimento em Mato Grosso. As duas peças têm o mesmo fabricante, sediado em Taubaté, no interior de São Paulo. Há pouco mais de um mês, a primeira peça foi transportada nesse mesmo trecho, saindo do Porto de Santos e seguindo por oceano até a Argentina, passando por hidrovias fluviais até chegar à Bacia do Paraguai e em Cáceres.
As duas peças têm as mesmas dimensões, ou seja, 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro, pesando 290 toneladas. Até o final do ano, outros três rotores deverão ser enviados para o estado.