Ensino Médio decepciona nas redes pública e privada de MT; notas ficaram aquém das metas estipuladas e precisam ser melhoradas
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que o Ensino Médio desapontou em Mato Grosso, tanto na rede pública quanto na rede privada.
O Ideb é considerado um importante indicador de qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado de dois em dois anos.
No índice geral, Mato Grosso apresentou um bom desempenho no Ideb apenas nas séries iniciais do ensino fundamental (até a 4ª série), tendo superado a meta estipulada de 4,9 e alcançando a nota de 5,3 – superior à média nacional, de 5,2.
No entanto, quando a avaliação recai sobre as séries finais do ensino fundamental (até 8ª série), a nota foi de 4,4 – o que significou alcançar a meta estipulada e superior a média do Brasil (4,2), mas demonstrou queda quanto à nota alcançada em 2011, que foi de 4,5.
O Ensino Médio foi o mais decepcionante. As escolas no Estado não atingiram a meta estipulada, de 3,9, apresentando nota 3 – inferior a média nacional (3,7) e menor do que o valor alcançado em 2011 (3,3).
Avaliação geral
A pesquisa aponta que, no Brasil, quase um terço das escolas públicas das capitais brasileiras e do Distrito Federal não apenas não cumpriu a meta do Ideb como teve uma queda entre 2011 e 2013 – o que não é o caso de Mato Grosso.
Ao todo, são 894 escolas de um total de 2.974 que atendem a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano (4ª série), segundo reportagem publicada pelo portal UOL.
Redes estadual, privada e pública
Conforme os dados do Ideb, a rede estadual superou as metas estipuladas para as séries iniciais (4,7) e finais (3,7) da educação fundamental, apresentando notas de 5,1 e 4,2, respectivamente.
No entanto, o ensino médio da rede estadual ficou abaixo da meta, alcançando a nota de 2,7 quando a meta era 3,1.
Na rede privada, o quadro é semelhante, com o ensino fundamental até a 4ª série registrando índice de 6,7 – acima da meta estipulada de 6,4 – e a nota dos ensino até a 8ª série sendo de 5,9, quando a média estipulada era de pelo menos 5,3.
O ensino médio na rede particular, porém, também desaponta. Enquanto a meta estipulada para 2013 era de 5,8, o índice alcançado foi de 5,3.
Na rede pública de ensino – sob responsabilidade dos municípios e que não contempla o ensino médio – o resultado foi melhor.
Até a 4ª série, a rede de ensino recebeu nota 5,2 quando o esperado era de pelo menos 4,6. Já o ensino oferecido até à 8ª série foi avaliado com nota 4,2, quando a meta estipulada era de 3,8.