Polícia volta à Bolívia e acredita que os pilotos de avião de Janete Riva estão vivos
As buscas pelos pilotos sequestrados no dia 20 de setembro, no aeroporto de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), juntamente com o avião da ex-candidata ao Governo do Estado, Janete Riva (PSD), entraram no 28º dia sem nenhuma pista.
Porém, os policiais civis envolvidos nas buscas de pistas não descartam a possibilidade que eles estejam vivos, como reféns de narcotraficantes que atuam na fronteira do Brasil com a Bolívia.
A complexidade da aeronave, um King Air, prefixo ATY, segundo investigadores, teria levado o bandidos a manter os pilotos com vida.
“Pelo que constatamos, em conversa com especialistas, não é qualquer um que pilota um avião desse porte", disse o delegado Gílson Silveira, que comanda a operação de buscas em território boliviano.
"Na verdade, precisa ser especialista no assunto, que tenha bastante experiência em uma aeronave desse tipo. Se foram narcotraficantes que roubaram a aeronave, eles necessitam ter os pilotos por perto para fazer o transporte da carga”, completou o delegado.
A tese levantada pelo delegado e investigadores da Polícia Civil aumentam as chances de os pilotos estarem vivos.
As estatísticas também confirmam que todos os pilotos sequestrados de Mato Grosso para o país vizinho foram encontrados com vida.
“Eles não estão mortos. O avião, para se mover precisa deles e nós já estudamos outros casos e descobrirmos que 99% dos pilotos que foram sequestrados já foram encontrados com vida. Nossas buscas não vão parar. Precisamos descobrir onde está o cativeiro e quem está por trás disso”, disse o delegado.
As buscas na Bolívia está sendo monitorada pela polícia local e apoiada pelos agentes brasileiros.
O delegado preferiu não divulgar o local onde eles atuaram nesta semana, mas afirmou que os rumos das buscas mudaram. “Preferimos manter o sigilo, daqui pra frente”, concluiu.
O caso
O avião em que viajavam a então candidata ao Governo, Janete Riva (PSD), e sua comitiva foi sequestrado no início da tarde de um sábado (20/09), no aeroporto de Pontes e Lacerda.
A aeronave foi levada junto com dois pilotos, por volta de 12h40.
Janete Riva chegou à cidade, a bordo do avião, às 8 horas.
Após participar de reuniões e carreata no município, Janete e seu marido, o deputado estadual José Riva (PSD), mais a equipe de campanha, voltaram ao aeroporto, para seguir viagem rumo à Vila Bela da Santíssima Trindade.
Foi quando souberam que a aeronave, modelo C 90, fabricada em 2006, havia sido sequestrada.