Está reaberto o prazo para os eleitores que tiveram o título cancelado por não realizarem o recadastramento biométrico regularizarem a situação junto a Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, 71.467 eleitores dos 21 municípios que realizaram votação biométrica tiveram o título cancelado por falta de atualização cadastral.
A biometria é feita por meio da verificação da impressão digital do eleitor e a finalidade é tornar o processo eleitoral mais seguro, permitindo um melhor controle na identificação pessoal. Quem ainda não realizou o recadastramento biométrico deve procurar o cartório eleitoral com um comprovante de endereço e documento pessoal com foto, após pagar a multa. A guia de pagamento pode ser retirada em qualquer cartório eleitoral e deve ser paga no banco.
O eleitor que está irregular com a Justiça Eleitoral sofre diversas restrições, como não poder tomar posse em concurso público, não tirar passaporte ou carteira de identidade, não participar de concorrência pública e não obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe.