Com 10 carros 100% elétricos, Cuiabá ganha o 1º posto de recarga de MT

Imprimir
+ Geral
Segunda, 21 Maio 2018 | G1 MT
O primeiro eletroposto de Mato Grosso para a recarga de veículos elétricos ou híbridos foi instalado em Cuiabá. A inauguração do posto será nesta segunda-feira (21), às 19h, e abre a programação do 9º Seminário de Energia, que vai ser realizado na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Com a inauguração, a partir desta terça-feira (22), o eletroposto, que fica na sede da Fiemt, no Centro Político Administrativo, vai distribuir energia gratuitamente.
"Já temos 10 veículos 100% elétricos em Cuiabá. A energia será distribuída gratuitamente, porque ela é gerada através de placas fotovoltaicas, ou seja, é a energia solar transformada em energia elétrica, que vai abastecer os carros na Federação das Indústrias", disse o vice-presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia), Carlos Avalone Junior, nesta segunda-feira.
Ele citou que o secretário estadual de Fazenda, Gustavo Oliveira, tem um carro elétrico, o qual atualmente recarrega na casa dele.
No Brasil, são 7 mil carros elétricos, segundo ele. "Será uma realidade mais rápida do que estamos pensando. Por exemplo, em Foz do Iguaçu até o porto de Paranaguá tem um eletroposto a cada 70 km, então sai de um ponto do Paraná até o outro ponto, na divisa com o Paraguai, abastecendo carros elétricos", afirmou Avalone, em entrevista à Centro América FM.
O abastecimento completo de um carro elétrico é de 1 hora e 30 minutos, mas poderá ser feito parcialmente em 20 minutos, caso o motorista esteja com pressa. Mas nessa recarga mais rápida, será recarregada 80% da bateria.
A tendência do Brasil é chegar a 40 mil carros elétricos até 2020. "Ainda é pouco, pelo volume de carros que temos aqui, mas a Alemanha vai proibir a fabricação de veículo a diesel em 2024. A França também caminha para isso. A China até 2020 terá 12% da sua frota em carros elétricos. Os Estados Unidos, 15% até 2025. Então isso vai ser uma realidade em 10 anos", explicou.
Os carros híbridos são, em sua maioria, veículos que utilizam motores elétricos e a combustão no mesmo conjunto.
Um carro elétrico custa em média 40% mais caro que os outros veículos. Para o vice-presidente do Sindenergia, o preço deve baixar nos próximos anos para tornar o carro mais acessível e evitar a emissão de poluentes.
O objetivo é construir mais eletropostos nas unidades do sistema Fiemt, no interior de Mato Grosso.
O evento segue até quarta-feira (23), com discussões sobre fontes renováveis e inovações tecnológicas.
Na terça-feira (22), o evento começa às 8h, com a palestra “Os Desafios do Carro Elétrico no Brasil”, com o presidente da Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abrave), Edgar Escobar. No mesmo dia, vai ter palestra com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Ricardo Ruther, sobre energia solar fotovoltaica no contexto de redes inteligentes.
Já na quarta-feira (23), último dia do evento, às 8h, serão realizados minicursos com os temas: “Introdução aos Veículos Elétricos e Híbridos” e “Gestão dos Ativos no Setor Elétrico”. No período da tarde haverá visita técnica dos participantes do evento ao Parque Fotovoltaico Sucuri, na capital.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews