Um tremor de terra foi registrado na madrugada desta quarta-feira (27) em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá.
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), o abalo de magnitude 3,1 na escala Richter ocorreu às 00h17 (horário de Brasília).
Não houve danos ou ocorrências por conta do tremor de terra.
Moradores relataram o susto por conta do tremor. Ele foi sentido por moradores na Baía de Siá Mariana, no Pantanal mato-grossense.
“Tremeu tudo, tremeu a casa. Saí de casa para ver se era uma bomba e a rua estava cheia de gente”, disse um morador à TV Centro América.
O coordenador de prevenção e preparação da Defesa Civil de Mato Grosso, sargento José Bruno de Souza, confirmou o tremor de terra em Barão de Melgaço.
“Pelo relato de moradores, estamos investigando as causas desse tremor. Não é a primeira vez que ocorre tremores nessa região. Às vezes eles não são sentidos”, comentou o sargento.
Os moradores disseram que o tremor durou poucos segundos, cerca de três segundos.
“Vimos um clarão, como se alguém tivesse acendido uma lanterna”, afirmou outra moradora.
Tremores de terra
Este é o 18º caso de tremor de terra registrado em Mato Grosso neste ano. Já foram registrados tremores em Torixoréu, Juara, Porto dos Gaúchos, Itiquira, Sorriso, Salto do Céu, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, Cuiabá, Nova Marilândia, Terra Nova do Norte, Rondonópolis e Porto Estrela.
O tremor mais forte nesse ano ocorreu em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O tremor foi sentido por moradores no dia 31 de janeiro, com magnitude 3,5 na escala Richter.
Em 2017 foram registrados 35 tremores de terra em Mato Grosso.