O Jovem Antonio Vieira da Silva Junior de Jangada, que está representando o município na 9ª Legislatura do Programa Parlamento Mirim Mato-Grossense se reuniu com os parlamentares mirins de outros municípios na tarde desta quarta-feira (07/07), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com o fim de discutir propostas que serão apresentadas para votação em sessão plenária prevista para ser realizada no mês de agosto.
Entre as principais proposições debatidas por deputados e deputadas mirins, foi dada atenção especial para as pessoas com deficiência e apresentadas ideias que visam promover a inclusão social desta parcela da população, sua valorização e elevação da autoestima.
A criação de programas voltados a práticas desportivas entre pessoas com deficiência, inclusive a contratação de profissionais especializados para lidar com este público, além da realização de “paraolimpíadas estaduais”, foram algumas das principais propostas discutidas.
Outra proposta interessante é a abertura de vagas na educação pública do estado para a contratação de instrutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de facilitar a aprendizagem para estudantes com deficiência auditiva – além do fornecimento de material didático específico.
ESTADO MELHOR
A presidente do Parlamento Mirim, deputada Lana Arruda – do Colégio São Gonçalo, em Cuiabá -, enfatiza a importância da atenção às pessoas com deficiência. “São cidadãos e cidadãs que, por sua condição especial, merecem atenção particular do Estado, precisam ser tratadas com muito carinho”, assinala.
Já a primeira-secretária, deputada Lívia Thais da Costa Quinteiro – da Escola Estadual Pio Machado, em Acorizal, destaca a aprendizagem proporcionada pelo Parlamento Mirim. “A gente está aprendendo muito sobre política e o funcionamento dos órgãos públicos e todo este aprendizado vamos levar para nossas escolas e comunidades, para ajudar a construir um estado melhor”.