Neste sábado (1º), 52 municípios mato-grossenses realizam o segundo dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite. Das 141 cidades do Estado apenas 67 (47,5%) atingiram a meta de imunização do público alvo, que é imunizar 95% das crianças com idade entre 1 a 5 anos incompletos.
Cuiabá atingiu cobertura de 61,4%, estando fora da meta, mas também não está entre as cidades que realizam hoje o segundo dia D. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a prorrogação da campanha até sexta-feira (6).
Já Várzea Grande encerrou a campanha na tarde de ontem (31), pois conseguiu cobertura de 95% do público alvo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até esta sexta-feira (31/08), apenas 67 municípios atingiram a meta de 95%, 54 estavam com percentuais de cobertura vacinal entre 70% e 95% e 20 abaixo de 70%.
Responsável técnico pela Imunização na SMS, Wellington Assunção Ferreira explica que mesmo com as vacinas disponibilizadas em quantitativo que atendia a demanda e a organização do dia D de imunização contra o sarampo e a poliomielite, a procura foi bem aquém do que o município esperava. “Por isso, estamos prorrogando a campanha até o dia 6 de setembro, para tentar alcançar a meta. Apesar que a nossa preocupação não é o percentual, e sim a imunização das crianças”.
Segundo Ferreira a campanha que não era realizada na capital há 2 anos, foi proposta após algumas cidades do país registrarem surtos, especialmente do sarampo. Ele frisa que o fato do Brasil e, especificamente Cuiabá, estar recebendo muitos estrangeiros torna ainda mais primordial que a população esteja em dia com a vacinação.
Baixa procura – Conforme o responsável técnico pela Imunização na SMS, a baixa procura pela imunização ainda é justificada pela falta de tempo dos pais, para se deslocar até um posto de saúde, devido a carga horária de trabalho. Desculpa que acabou não vigorando já que até mesmo no dia D, realizado no dia 18 de agosto, os postos permaneceram vazios. “Notada a baixa procura, decidimos ao invés de fazer outro dia de campanha intensa, prorrogar mais uma semana”.