Cuiabanos que andam frenquentemente pela cidade já devem ter percebido o crescimento no número de barbearias, espalhadas por vários pontos, seja no centro ou na periferia. Com um público cada vez mais exigente quanto ao serviço prestado, esses espaços deixaram de ser apenas um local para corte de cabelo e barba e se tornaram espaços para descontração do homem, que aproveita a ocasião para ter uma boa conversa entre amigos, tomar cerveja, jogar cartas e, até mesmo fazer uma tatuagem, por quê não?
A Capital de Mato Grosso abriga várias empresas do tipo para os diversos estilos e gostos do consumidor. Não há um levantamento oficial do segmento, mas em números gerais, o Estado conta com 10,330 mil empreendimentos de beleza, sendo 4,097 mil em Cuiabá e Várzea Grande. Este ano foram abertos 1,674 mil novos estabelecimentos no território estadual e 685 na Grande Cuiabá, segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).
Neste total há um número crescente de empreendimentos voltados ao público masculino. De 2011 a 2016, o investimento dos homens em beleza cresceu 50%, saindo de R$ 10 bilhões para R$ 20 bilhões no Brasil. Até 2021, o país deve liderar as vendas do mercado mundial do segmento de beleza masculina, ultrapassando os Estados Unidos, e chegar a R$ 26 bilhões, de acordo com a Euromonitor Internacional.
De olho neste nicho de mercado, empreendedores investem nas famosas barbearias e, para se destacar em meio aos demais, diversificam os serviços. Um deles é André Aquino, 26, que abriu a Hooligans Barbearia no bairro Araés, em Cuiabá, há cerca de 1 ano. No espaço, os rapazes se acomodam em sofás ou podem esperar a vez jogando sinuca, baralho, fliperama ou tomando cerveja. Disponibiliza também acesso à internet wi-fi.
“Eu sempre gostei de cortar cabelo em barbearia. Eu gostava desse estilo meio rústico e foi por gostar muito desses lugares que decidi investir”. Para ele, o negócio tende a crescer nos próximos anos especialmente pelos diferenciais. Com 1 ano, a barbearia já atende cerca de 400 clientes por mês. “A ‘galera’ gosta bastante. O fliperama e a mesa de sinuca são itens novos, e eles dizem que o ambiente ficou agradável. Além disso, aqui temos o serviço com pósbarba, toalha quente, massageador facial para barboterapia, pré-barba, a preparação completa para a pele ficar ‘bacana’”, detalha. O corte de cabelo custa R$ 25 e da barba R$ 30. Se fizer os 2 o valor sai por R$ 50.
Para o motorista autônomo Erimaldo dos Santos, 26, o serviço garantiu a fidelidade. “Eu cortava cabelo no bairro, mas vim cortar com eles e gostei. O modelo é totalmente diferente e nunca tinha entrado em um lugar assim antes, com bom atendimento, jogos, cerveja gelada, boa música e conversa”.
Outro que tem crescido e chamado a atenção por onde passa é o empreendimento de David de Almeida, 28. A Barbearia Mestre do Corte funciona em um trailer, uma espécie de “barber truck”, estacionado na avenida das Palmeiras, no bairro Jardim Imperial. Em 2015, ele abriu a barbearia retrô em Americana (SP) e se mudou para Cuiabá há quase 2 anos. “De início achei que seria difícil, mas pelo atrativo do ônibus acabou chamando a atenção e o público cuiabano gostou da inovação. Em 6 meses já estávamos com clientela formada”.
No espaço, o cliente também pode esperar pelo atendimento tomando uma bebida, enquanto conversa. Em breve, ele irá oferecer o serviço de engraxate de calçados, como cortesia. “É muito gratificante a pessoa entrar e ficar surpresa com o ambiente e a qualidade do atendimento. De um tempo para cá, o homem ficou muito vaidoso. Antes ele era muito básico, demorava 30 a 90 dias para fazer um corte no cabelo. Hoje oferecemos corte, barboterapia, selagem, alisamento, reconstrução capilar, luzes, pigmentação, limpeza de pele e sobrancelha”. Corte de cabelo, barboterapia, alisamento e limpeza de pele custam R$ 30 e selagem R$ 60.
O soldador Hélio França, 36, é cliente de Almeida há 1 ano e garante que o atendimento é exclusivo. “Venho aqui a hora que for e sou atendido, como cliente e amigo. Já trago meu filho. O treinamento deles é 100% e o ambiente é gostoso”.
Na Cry Baby Tattoo e Barbearia, na avenida Marechal Deodoro, centro de Cuiabá, o cliente encontra esses 2 serviços em apenas um local. Administrado pelos tatuadores Luis Galdi, 30, e Dark Jordão, 31, e pelo barbeiro Bruno Moreira, 35, o empreendimento nasceu, primeiramente, como estúdio de tatuagem há 2 anos. Um ano depois abriu espaço para a barbearia. “O crescimento foi rápido e a ‘galera’ está gostando. Às vezes, a pessoa está cortando o cabelo e aproveita e já faz uma tattoo e um piercing. A nossa proposta era ser diferente do que já existe em Cuiabá e fomos um dos primeiros nessa linha”, relata Galdi.
Para Bruno Moreira, o atendimento é o diferencial. “Não é só o corte de cabelo. Você vende o seu serviço, o atendimento. O corte de cabelo é importante, mas a forma que você recebe o cliente e que se despede quando ele vai embora, faz diferença. É um conjunto de atitudes que faz se destacar na profissão”. Para ele, os 2 serviços somaram forças com o público. “Meu público maior é aquela pessoa que quer cortar o cabelo em um estilo diferente, mas, às vezes, já sai completo daqui, com cabelo, tatuagem e piercing”. O corte de cabelo e barba custam entre R$ 20 e R$ 25.