O presidente da Assembleia Legislativa, deputado reeleito Eduardo Botelho (DEM), afirmou que busca uma conversa com os 14 novos parlamentares, que tomam posse a partir de fevereiro de 2019, para analisar a viabilidade de disputar novamente o comando da Mesa Diretora.
Ao iniciar o mandato, em 2015, Botelho conseguiu ser o vice-presidente da Assembleia, sendo Guilherme Maluf (PSDB) o então presidente. Em 2017, com apoio do governador Pedro Taques (PSDB) nos bastidores, Botelho alcançou o comando do Legislativo.
“Não conheço todos os deputados. Ainda faltam uns cinco para conhecer, conversar. Tem que esperar para conhecer o pessoal. Ver o que estão pensando, para, então, ver a viabilidade”, disse em conversa com a imprensa na quinta-feira (18).
Nos bastidores, Botelho vem conversando não só com os novatos, mas também com os deputados reeleitos.
Além dele, são cotados, por ora, para a presidência da Assembleia o deputado Guilherme Maluf, atualmente primeiro-secretário; Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), segundo mais votado na eleição deste ano; e Janaina Riva (MDB), a mais votada na eleição.
A eleição está marcada para 1º de fevereiro, quando os eleitos e reeleitos tomam posse para a 19ª Legislatura. A nova Mesa Diretora será responsável pelo biênio 2019/2020.
“Estou conversando com os deputados. Preciso conhecê-los primeiro para ver o que estão pensando. Estamos nesta fase”, resumiu.
Questionado sobre um eventual apoio do governador eleito Mauro Mendes (DEM), Botelho desconversou.
“Não falei ainda com ele. Só o vi depois da eleição, no dia que ele veio aqui na Assembleia em uma reunião com os deputados. Não deu para conversar nada”, disse.