PRF apreende micro-ônibus escolar de Acorizal. Prefeitura esclarece

Imprimir
+ Geral
Quinta, 21 Fevereiro 2019 | ZeroHoraNoticias
Segundo a reportagem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta terça-feira (19), um micro-ônibus escolar com diversas irregularidades que colocavam em risco a segurança das crianças. Entre as diversas irregularidades, destaca-se a falha nos freios. O veículo pertence ao Município de Acorizal (67,7 Km de Cuiabá), mas foi apreendido na cidade vizinha, Jangada (74,9 Km de Cuiabá), na BR-364, durante a Operação Safra 2019, da PRF, que fiscaliza o funcionamento dos freios de veículos.
De acordo com as informações da PRF, o micro-ônibus, além de apresentar problemas com os freios de uma das rodas, não tinha placa e estava sendo conduzido por motorista não habilitado e calçando chinelos, vedado pela legislação de trânsito brasileira. 
Ao realizar a fiscalização, os agentes também descobriram que o veículo nunca foi registrado, mesmo tendo sido fabricado há cerca de 8 anos, em 2011. O micro-ônibus também não carregava itens obrigatórios, como o macaco, chave de rodas e estepe.
Um vídeo recebido pela reportagem também mostra que o para-choque amarrado com cordas. Já no interior do veículo, foi constatada a ausência de cintos de segurança para a proteção das crianças, estando alguns amarrados abaixo do banco, o que pode demonstrar que, sequer, são usados.
Outra filmagem encaminhada à reportagem também mostra que o extintor de incêndio está fixado ao piso do veículo e que não sai do lugar, podendo indicar que nunca tenha sido trocado, desde que o micro-ônibus começou a ser utilizado.
De acordo com informações levantadas pela reportagem, no momento da abordagem, além do motorista, havia apenas uma pessoa no veículo, o secretário municipal de Educação. A reportagem, porém, não conseguiu confirmar a informação.
Outro dado recebido pelo site FOLHAMAX é de que haviam galões de gasolina armazenados no interior do veículo, outra prática vedada pela legislação brasileira. Mas a informação também não foi confirmada.
O veículo está apreendido no pátio da PRF e só será liberado após todas as irregularidades serem sanadas.
A Operação Safra 2019 é realizada pela PRF do Mato Grosso em todo o Estado desde o dia 5 e segue até o fim do mês. O foco é a fiscalização de freios, suspensão e outros itens, excesso de peso e jornada dos motoristas. O alvo principal são veículos de transporte de carga, porém, outros também são abordados.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Acorizal divulgou através do site Zero Hora Noticias, uma Nota de Esclarecimentos sobre o acontecido:
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Acorizal, através da Secretaria Municipal de Educação vem a público esclarecer os fatos diante da apreensão do ônibus escolar do munícipio pela Polícia Rodoviária Federal. 
1. O ônibus estava indo abastecer no município de Jangada, pois a empresa vencedora para fornecer combustível a prefeitura fica localizado no município, sendo assim o ônibus estava apenas com o motorista e não tinha alunos como está sendo veiculado pela imprensa.
2. O motorista é habilitado e possui todos os cursos necessários para o transporte de passageiros sendo assim mais uma mentira dizendo que o motorista não é habilitado.
3. Referente a documentação do ônibus, desde do inicio da atual gestão a secretaria tem buscado a regularização dos documentos, tendo em vista que os veículos foram adquiridos pelas gestões anteriores e atual gestão assumiu sem documentos nenhum dos veículos.
4. Em relação ao extintor de incêndio e a parte mecânica do veículo, o setor de licitação está com um processo aberto para adquirir novos extintores, como o processo é moroso acabou vencendo alguns extintores e não foram trocados ainda, o veículo estava todo revisado apto para transportar os alunos, sendo mais uma mentira reportada dizendo que o veículo estava sem freios.
5. A atual gestão sempre esteve aberta para dar todos os esclarecimentos que forem nescerarias, mas nos últimos meses vem sofrendo uma campanha difamatória por parte de alguns veículos de comunicação, que não ouve o lado da prefeitura e pública matérias mentirosas.
Acorizal, 20 de Fevereiro de 2019 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews