Uma audiência pública deve ser realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para discutir o fechamento de 16 delegacias, anunciado pelo governo por falta de efetivo. A discussão acontece na próxima sexta-feira (15), às 9h, no Auditório Milton Figueiredo.
Na semana passada, o governo anunciou o fechamento das unidades.
Segundo o estado, as unidades que terão as atividades suspensas apresentam baixo índice de produtividade e registro de ocorrências policiais. A medida já havia sido cogitada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para a redução de gastos.
Serão desativadas as delegacias dos seguintes municípios:
Luciara
Novo Santo Antônio
Alto Paraguai
Nova Marilândia
Santo Afonso
Nova Lacerda
Bom Jesus do Araguaia
Ponte Branca
São José do Povo
Tesouro
Carlinda
Castanheira
União do Sul
Acorizal
Jangada
Nossa Senhora do Livramento
Os 46 policiais que atuam nessas delegacias serão remanejados para reforçar unidades de cidades mais próximas, que passarão a atender a eventuais demandas das delegacias fechadas.
Conforme o estado, a suspensão das atividades das delegacias foi aprovada pelo Conselho Superior de Polícia e tem o respaldo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Governo do Estado.
Foi feito um estudo técnico que considerou a necessidade de suspensão das atividades dessas delegacias em razão de não apresentarem atendimento eficiente à sociedade, serem mantidas com média de dois a três policiais e gerarem custo financeiro anual de mais de R$ 840 mil - com aluguéis de prédios, energia elétrica e viaturas locadas.