Economia de MT tem problemas na Baixada e região Oeste
+ Geral
Segunda, 29 Abril 2019
| GazetaDigital
Com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 441% nos últimos 15 anos, Mato Grosso é conhecido pelo seu potencial econômico, apesar da crise financeira vivida. Mas, na avaliação do governador Mauro Mendes (DEM), a Baixada Cuiabana e a região Oeste são as áreas onde o desenvolvimento econômico mais enfrenta problemas. Mendes também disse que já existe um plano para melhorar essa situação.
“[Regiões] Araguaia, Centro e Norte, já encontraram o seu caminho. O maior desafio são duas regiões: Baixada Cuiabana e região Oeste do estado de Mato Grosso. Temos que trabalhar um desenvolvimento econômico, de alternativa de emprego, para a região Oeste e Baixada Cuiabana. Isso está no meu radar”, explica o governador.
Mendes cita a situação de Cuiabá e Várzea Grande, que perderam investimentos ao longo do tempo. “Lembra que há 20 anos Várzea Grande tinha o título de Cidade Industrial? Acabou. Porque todas as indústrias que chegaram ao longo do tempo preferem ir para o interior, onde tem matéria-prima”.
Uma das soluções analisadas pelo governo é o investimento no turismo. “Estamos fazendo alguma ação para a Baixada Cuiabana, Pantanal, um grande programa de desenvolvimento do turismo. Nós temos muito potencial. O turismo é a grande indústria do planeta hoje”.
Do outro lado dessa balança estão o Norte, Sul e Centro-Norte, assim como o Araguaia, que mesmo com investimentos mais recentes, já demonstra um avanço significativo. “Mato Grosso é hoje um dos estados brasileiros que tem a melhor perspectiva de desenvolvimento e crescimento. Temos na região de Alto Araguaia um grande investimento, talvez um dos maiores investimentos privados em curso no Brasil, que é um fábrica de celulose”, disse em entrevista à rádio Centro América.