Um homem de 30 anos, com diversos registros criminais, foi autuado em flagrante pela Polícia Civil de Vila Rica (1.259 km a nordeste de Cuiabá) por tentativa de homicídio qualificado cometida contra um policial militar e porte ilegal de arma de fogo.
O suspeito estava em regime semiaberto, monitorado tornozeleira eletrônica, e tem antecedentes por tráfico de drogas, roubo, homicídio e organização criminosa.
Na manhã de terça-feira (09.02), policiais militares estavam em diligência para checar informações de que um homem teria dado apoio a fugitivos da Penitenciária de Água Boa e seguiam para Vila Rica. Na entrada da cidade, os policiais realizaram uma barreira e deram sinal de parada a um veículo com as características apuradas, porém, o condutor ignorou a ordem e fez um disparo de arma de fogo contra a equipe e acelerou para cima dos militares, quando um deles necessitou se jogar para fora da rodovia a fim de não ser atingido pelo carro.
O suspeito, que tinha um passageiro no carro, saiu em alta velocidade sentido à Vila Rica e entrou em um dos bairros da cidade, sendo perseguido pela Polícia Militar. Após perdê-los de vista por alguns momentos, os policiais conseguiram novamente localizar o suspeito que dirigia o carro saindo de uma casa, porém, ele já estava em uma motocicleta.
Os agentes da PM o acompanharam e ele tentou fugir em alta velocidade, mas foi interceptado próximo ao cemitério da cidade.
Após ser encaminhado à delegacia da Polícia Civil, foi checada a identidade do suspeito e constatado que se trata de um criminoso de alta periculosidade.
De acordo com o delegado José Ramon Leite, além das autuações por tentativa de homicídio, agravada por ser cometida contra um profissional da segurança pública, e porte de arma de fogo, o suspeito também responderá por ter facilitado a fuga de pessoa presa. Após os procedimentos na delegacia, ele foi encaminhado à cadeia de Vila Rica.
Na quarta-feira (10), a delegacia foi comunicada de que uma pessoa deu entrada no pronto-socorro municipal com um ferimento provocado por arma de fogo. Ao checar a informação, os policiais verificaram que se tratava da outra pessoa que estava no veículo junto com o homem preso na terça-feira. Ele era um dos foragidos da Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva e responde por diversos crimes, entre eles homicídio, roubo qualificado e associação criminosa. Após receber atendimento médico, o criminoso foi encaminhado à cadeia de Vila Rica e posteriormente recambiado para Água Boa.
Na madrugada de 03 de fevereiro, três presos fugiram da penitenciária de Água Boa. Dois deles foram capturados em Santana do Araguaia, no Pará.