Por volta da 00h30min deste sábado (10), as guarnições do 7º BPM e dos Núcleos PM de Jangada e Acorizal realizaram a abordagem de orientações ao enfrentamento da Covid-19 em um ônibus com passageiros, que parou na Rodoviária de Jangada.
Durante as ações policiais, um indivíduo de 18 anos foi abordado no interior do veículo e localizado um pequeno saco plástico com uma porção de substância análoga à maconha em sua mochila e junto a ele acompanhava uma menor de 11 anos.
Foi percebido que próximo a eles havia uma mulher em companhia de um outro indivíduo que ficou muito nervosa e inquieta com essa abordagem, quando ao verificar sua bolsa foi encontrada uma arma de fogo tipo pistola, de marca Tuarus e calibre (.40) carregada (em condições de disparo) com 11 (onze) munições desse calibre, com a devida identificação, bem como, um cigarro de substância análoga maconha.
Ainda aos policiais essa mulher de 19 anos trouxe que estaria levando a arma e munições, para o município de Barra dos Bugres-MT e que pertencia ao menor de 16 anos que a acompanhava, o qual teria comprado de um desconhecido em Cuiabá.
Nessas circunstâncias foi constatado que os indivíduos de 18 e 16 anos são irmãos e familiar da criança de 11 anos e que possuem vínculos de relacionamento com a mulher de 19 anos e que os três estariam utilizando entorpecentes antes de embarcarem no ônibus na presença dessa criança na região de Cuiabá-MT.
Em diligências foi verificado que a arma de fogo e munições foram furtados da residência de um policial militar no bairro Santa Terezinha em Cuiabá-MT, durante o mês de novembro de 2020.
Diante dos fatos, a mulher informou aos militares, que é indígena da Aldeia Umutina em Barra dos Bugres, e por não haver mais informações sobre essa identificação, ela foi apresentada à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Rosário Oeste, para mais esclarecimentos junto do outro indivíduo de maioridade, do menor apreendido e da criança retratada como vítima e dos materiais vinculados, fins das demais providências.