Ex-pistoleiro de Arcanjo é preso em Sergipe por chacina em fazenda na BR-364 que liga Várzea Grande ao município de Jangada
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (15), o ex-pistoleiro Édio Gomes Junior, em Sergipe. Ele tinha dois mandados de prisão em aberto na Justiça mato-grossense pela prática de homícidio. Ele foi apontado como um dos responsáveis pela morte de três homens no episódio que ficou conhecido como "Chacina da Fazenda São João", em 2004. À época, a propriedade era do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.
O crime ocorreu no dia 20 de março de 2004, entre 15h e 21h, na BR-364 que liga Várzea Grande ao município de Jangada (87 km de Cuiabá). Édio e outros cinco homens atuavam como seguranças da Fazenda São João.
No dia dos fatos, os seguranças foram vistoriar os tanques de psicultura da propriedade quando identificaram quatro homens pescando sem autorização. Um dos homens, identificado como Itamar Batista Barcelos, foi morto a tiros enquanto outros três foram vítimas de afogamento. Depois dos assassinatos, os corpos foram despejados em uma estrada próxima à fazenda.
As ordens judiciais contra Édio constam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), sendo um de 2004 e outro de 2009. Os dois foram expedidos pela Primeira Vara Criminal de Várzea Grande.
A prisão de Édio ocorreu depois que a polícia sergipana recebeu pedido de diligências da Polícia Civil de Mato Grosso. Edio Gomes residia na praia Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, há cerca de quatro anos.
No momento da prisão, ele estava em posse de diversos documentos falsos em nome de Edy Carlos Rodrigues de Lima, e confessou que os adquiriu para tentar fugir da polícia.