Polícia identifica dois integrantes do Novo Cangaço mortos em confronto com o Bope
A Polícia Civil identificou mais dois criminosos mortos nos confrontos com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Força Tática na cidade de Nova Bandeirantes (a 1.200 km de Cuiabá). Trata-se dos baianos Ronaldo Rodrigues de Souza, de 41 anos, e Samuel Santos Silva, de 24 anos. Com isso, nove integrantes do Novo Cangaço mortos já foram identificados.
Segundo as informações, Ronaldo tem passagem criminal por roubo a banco cometido no estado de Pernambuco. Ele também tinha um mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Barreiras (BA) por roubo qualificado.
Já a ficha criminal de Samuel ainda está sendo levantada pelos agentes. Com isso, nove criminosos foram identificados.
Os outros sete são: Francisco de Assis Cavalcante dos Santos, conhecido como galego, Waldeir Porto Costa, de 25 anos, Romário de Oliveira Batista, de 35 anos, Maciel Gomes de Oliveira, de 37 anos, e Luiz Miguel Melek, de 40 anos. Diego de Almeida Costa, de 30 anos e Adailton Santos da Silva, de 40 anos.
A estimativa da polícia é de que pelo menos 20 pessoas tiveram envolvimento com o roubo às agências bancárias do município.
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) soliticou à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) a coleta do material genético de todos os mortos nos confrontos para compartilhamento em um banco de dados nacional com a Polícia Civil de outros estados. O objetivo é descobrir se os suspeitos faziam parte de outras quadrilhas.
Prisões
Durante as ações da polícia, também houve algumas prisões. Como é o caso de Franklis Souza de Jesus, de 26 anos, que foi detido no último dia 26 de junho em uma fazenda com mais de R$ 134 mil. Na segunda-feira (28), a juíza Janaina Rebucci Dezanetti negou liberdade ao integrante do Novo Cangaço.
Na quarta-feira (23), foram presos Josias Silveira, 45 anos, e Ednicio Pereira Cavalcante, de 28 anos. Entretanto, na sexta-feira (25), a Justiça de Mato Grosso decidiu pela soltura de Josias. Já Ednicio teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.
Roubo às agências
Duas agências bancárias na cidade de Nova Bandeirantes (a 1.200 km de Cuiabá) foram roubadas no dia 4 de junho. Os policiais disseram que os criminosos fizeram os reféns de escudo humano por cerca de 15 minutos. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), desde o dia do roubo já foram recuperados R$ 477 mil.