A juíza da 7ª Vara Criminal, Ana Cristina Silva Mendes, manteve a prisão contra 17 pessoas investigadas por envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho. Os suspeitos estariam atuando na região de Água Boa (753 KM de Cuiabá). A decisão que manteve a prisão é do dia 14 de junho de 2021. Ela justificou seu entendimento dizendo que não houve alteração dos fatos e indícios que levaram às pessoas à prisão.
Foram mantidas as prisões de Tamiris Heck, Jhonatan do Amaral Reis Campos, Vílson Mendes da Silva, Ualisson Silva Santos, Victor Aparecido Martins Lemos, Alexandre José Heck, Luicia Lorini, Pedro Henrique de Souza Fernandes, Thierry Alves Vieira, Alessandro Gomes Valadares, João Maycon Linhares Batista, Renato Oscar de Castro, Jenne Micaely de Castro Souza, José Wellington de Sousa Silva e Acácio Costa Ribeiro
A juíza também informou a manutenção das prisões domiciliares de Letícia Almeida Silva e Patrícia Rodrigues Alves. O processo tramita em segredo de Justiça e o despacho publicado pela juíza Ana Cristina Silva Mendes também dá poucos detalhes sobre a atuação do bando.
10º MANDAMENTO
Uma das indiciadas por suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho, Tamiris Heck, teria “posição de destaque” dentro da facção criminosa, sendo “enviada” pelo Comando Vermelho para atuar na região de Água Boa. Ela também é alvo da operação “10º Mandamento”, deflagrada em 2018.
A operação apura a atuação de outros membros do Comando Vermelho, como Wanderson Pinheiro de Souza, considerado o “Recursos Humanos” (RH) da facção criminosa, e Cristian Lucas Pereira Barbosa. “Constata-se que Wanderson Pinheiro de Souza, Tamiris Heck e Lucas Pereira Barbosa, registram diversas passagens criminais por crimes graves, conforme pode ser observado nos documentos apresentados pelo Ministério Público às fls. 756/759 e mesmo presos continuam a praticar delitos o que pode ser visto através das interceptações telefônicas, o que justifica a medida cautelar para evitar a reiteração criminosa”, diz trecho da ação que apura os crimes.
A Operação 10º Mandamento, conduzida pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, cumpriu 36 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho, envolvida em ataques a prédios públicos, incêndio e pichações na cidade de Barra do Garças (509 km de Cuiabá). A operação foi deflagrada no dia 14 de março de 2018 para cumprimento de 51 ordens judiciais (38 mandados de prisão e 13 buscas e apreensão) nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná.