3 acusados de sequestrar gerente e roubar agência do Sicoob são presos em MT e RO
+ Polícia
Sexta, 05 Abril 2024
| GazetaDigital
3 acusados de roubo a banco foram presos nesta sexta-feira (5), durante a Operação Detractio. Eles são investigados por crime ocorrido em setembro do ano passado, em Juruena, quando invadiram a casa do gerente e mantiveram a família refém até o outro dia, quando foram até a agência da cooperativa Sicoob.
A quadrilha agiu na modalidade “só no sapatinho” e nenhum valor foi levado.
Dos 5 acusados de envolvimento no roubo, dois ainda estão foragidos. São eles: Estão foragidos Valque Mendes da Silva e Cleiton Rosa Mendes.
De acordo com a Polícia Civil, dois mandados de prisão foram cumpridos em Colniza e um em Vilhena. Além de busca e apreensão nos endereços dos investigados.
Só no sapatinho
A investigação identificou os cinco integrantes da associação criminosa que planejaram o assalto ao banco na modalidade conhecida como "só no sapatinho". Na ocasião, quatro deles seguiram até Juruena em um veículo de um dos criminosos. Dois deles invadiram a casa do gerente da agência, na noite de três de setembro e fizeram a vítima e sua esposa de reféns. Após passarem a noite no imóvel, mantendo o casal em cárcere privado, no dia seguinte pela manhã, os criminosos deixaram a mulher amarrada na casa e seguiram com o gerente até o banco para concretizar o roubo.
A modalidade criminosa é conhecida por “só no sapatinho” porque a ação é feita de forma dissimulada, sem alarde, a fim de não levantar suspeitas de que um crime está em andamento. Contudo, a intenção dos criminosos foi frustrada, pois com a chegada de policiais militares à agência, a ação saiu de controle eque estava dentro da agência fez mais três reféns, dois funcionários do banco que chegavam para trabalhar e um cliente que estava nos terminais de saque, obrigados a formar um escudo humano para que os assaltantes conseguissem fugir.
Outros dois criminosos aguardavam na rua, dentro de um veículo, para dar suporte na fuga dos comparsas. Com a chegada dos policiais, a dupla que estava do lado de fora da agência fugiu.
Os dois que estavam com os reféns pegaram o carro do gerente e fugiram por uma estrada vicinal, abandonando o veículo e os reféns a 35 quilômetros de Juruena. Após a dupla passar cinco dias em fuga pela mata da região, um quinto comparsa foi até o local em que estavam escondidos e os resgatou, usando o mesmo veículo empregado inicialmente na ação.
Foragidos
Estão foragidos Valque Mendes da Silva e Cleiton Rosa Mendes. Informações que possam levar ao paradeiro de ambos podem ser informadas ao disque denúncia da Polícia Civil, no 197.