Mecânico preso montaria base do Estado Islâmico em MT
O mecânico agrícola Leonid El Kadri de Melo, preso em Mato Grosso pela Polícia Federal na Operação Hashtag, que investiga ligação de pessoas com o terrorismo islâmico no Brasil foi autor de um e-mail em que revelava planos com treinamentos, assaltos a bancos e contrabando de armas. A informação foi divulgada em uma reportagem do programa Fantástico, na TV Globo, na noite deste domingo.
No email revelado pela PF, Leonid, também era conhecido como Abu Khaled, atuava em Campos de Júlio (534 km de Cuiabá), convoca outras pessoas para treinamentos de artes marciais e manuseio de armas para o ‘combate’. Ainda de acordo com a publicação, Leonid conta que o treinamento seria feito em uma fazenda na fronteira com a Bolívia e que todos teriam suporte.
É revelado também que todo o dinheiro para compra de equipamentos seria conseguido por meio de assaltos a instituições financeiras.
No final da mensagem, o mecânico pede para que os outros suspeitos apaguem a mensagem, que provavelmente a Polícia Federal já estava ciente do que estava acontecendo.
Pelo menos 10 homens foram presos na Operação Hashtag no mês de julho. Eles são suspeitos de ligações com o Estado Islâmico, grupo terrorista que comanda vários atentados no Oriente Médio e Europa. Entre os crimes atribuídos aos terroristas, estão dois ataques na França.
Todos supostos terroristas no Brasil foram encaminhados a um presídio de segurança máxima em Mato Grosso do Sul.