Pai de candidato baleado morre em caminhada; Júlio da Power é atingido no pulmão e vai para UTI em MT
+ Polícia
Quarta, 28 Setembro 2016
| OlharDireto
Três pessoas foram baleadas em uma caminhada da campanha de Emanuel Pinheiro (PMDB) para a Prefeitura de Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (28), no bairro Carumbé. A caminhada era conduzida pelo candidato a vice da chapa, Niuan Ribeiro (PTB). O candidato ferido foi identificado como Julio da Power (PT do B). O pai dele, foi identificado como Custódio Alves.
O pai do candidato foi encaminhado para o Hospital São Matheus, no bairro Bosque da Saúde, onde passou por cirurgia.
A Polícia Militar informou que um homem passou em uma moto preta e atirou contra o grupo que fazia o ato político, acertando duas delas. Segundo o pai do candidato a vice-prefeito na chapa de Emanuel, Osvaldo Sobrinho, houve uma tentativa de assalto, e as vítimas reagiram. Com isso, o assaltante atirou. O ladrão estaria interessado em um cordão de ouro que o candidato usava.
Diversos cabos eleitorais estão na porta do hospital. A assessoria de Emanuel Pinheiro informou que a equipe de campanha está dando todo o suporte à família.
Atualizada 20h59 - Ao sair do hospital, na noite desta quarta-feira, a delegada Juliana Palhares, informou que o caso será investigado como um latrocínio (roubo seguido de morte). ‘Algumas pessoas apontam uma moto usada para a fuga. Mas as informações ainda são imaturas”.
Atualizada 20h48 - A viatura do Instituto Médico Legal (IML) acaba de chegar ao hospital. O corpo de Custódio será encaminhado para unidade onde será submetido a exames e depois liberado a familiares para sepultamento.
Atualizada 20h46 - A Coligação de Emanuel Pinheiro emitiu nota de pesar sobre o episódio de violência. Veja a íntegra: "É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de Custódio Alves Pereira, 58 anos, vítima de uma suposta tentativa de assaltado, no fim da tarde de hoje, no bairro Jardim Sol Nascente, ao lado do bairro Planalto. O senhor Custódio é pai de Júlio César Maia Pereira, Júlio da Power (PT do B), candidato ao cargo de vereador por Cuiabá, na coligação “Um novo prefeito. Para uma nova Cuiabá”.
Júlio da Power também foi atingido por dois tiros disparados por um motociclista, sendo que um foi no tórax e perfurou o pulmão e o outro tiro foi de raspão. O quadro de saúde é estável. Já o pai do candidato levou seis tiros, sendo quatro no tórax e dois na região do rosto e não sobreviveu aos ferimentos.
O crime aconteceu no fim da Caminhada 15, quando o vereador acompanhado de seu pai, do candidato a vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB), além de outros membros da coligação, estavam deixando o local.
O candidato Emanuel Pinheiro (PMDB) e o seu vice Niuan se solidarizam com a família do senhor Custódio Alves e do candidato a vereador Júlio da Power e, como cidadãos, exigem das autoridades que o fato seja elucidado o mais rápido possível, pois não dá mais para viver nesse ambiente de insegurança que assola a nossa Capital. Emanuel Pinheiro e Niuan Ribeiro. “Coligação um Novo Prefeito para uma Nova Cuiabá”.
Atualizada 20h35 - O candidato Emanuel Pinheiro chegou ao hospital às 20h25 e falou com a imprensa. Ele lamentou o crime e disse que está rezando pela recuperação de Julio e pela alma de Custódio. O candidato exigiu providências das autoridades e criticou o clima de insegurança em Cuiabá. Emanuel relatou que seu filho participava do ato.
"O crime ocorreu a poucos metros de onde estava meu filho mais velho, de 21 anos. Ele tinha acabado de se despedir do candidato Julio da Power, saiu e foi fazer uma visita em uma casa vizinha. Cerca de 1 minuto minutos depois, ouviu os disparos e foi aquele corre-corre, aquele pandemônio", disse.
Atualizada 20h13 - A mãe do candidato passou mal ao saber da morte do marido e foi levada para o hospital Amecor.
Atualizada 20h08 - Uma ação conjunta entre a Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irão trabalhar de maneira conjunta para elucidar a ação criminosa. Ao Olhar Direto, a delegada Juliana declarou que qualquer tipo de declaração nesse momento seria prematura. Afirmou ainda que testemunhas serão intimadas a depor. Duas equipes encontram-se no Hospital São Mateus.