Há suspeita que a quadrilha esteja envolvida em pelo menos mais quatro roubosA Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que atuava no roubo de cargas no interior de Mato Grosso. Quatro pessoas foram presas na operação "Médio-Norte Forte", deflagrada, hoje, pela Delegacia de Campo Novo do Parecis com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), de Cuiabá, e Regional de Diamantino e Sapezal. Cinco mandados de prisão preventiva foram decretados, mas quatro foram cumpridos.
Na região de Cuiabá foram presos M.S.P. e A.P.S. Eles são apontados como líderes da quadrilha, que segundo as investigações é composta por dois empresários. Os dois foram presos por equipes do GCCO, o primeiro na BR-163, e o segundo no bairro São José, no Distrito Industrial.
M.S.P. é dono de uma empresa de reforma de caminhões, local onde foi preso e também apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições, pelo qual foi autuado por posse irregular de arma e munições. Ele atuava nos roubos junto com o outro detido.
No município de Sapezal foi preso J.M.C., acusado de agir em conjunto com o primo R.M.C., que está foragido, na revenda das cargas subtraídas. R.M.C. é empresário em Sapezal, onde possui uma distribuidora e de implementos agrícolas e revenda de soja. "O negócio facilitava a revenda das cargas roubadas", disse o delegado de Campo Novo do Parecis, Luiz Henrique Damasceno.
Ainda na operação foi preso N.A.L. De acordo com o delegado Luiz Henrique, há suspeita que a quadrilha esteja envolvida em pelo menos mais quatro roubos, dois ocorridos em Diamantino, um em Tangará da Serra e um em Nova Mutum. "A quadrilha atuava em roubos de combustível e outras cargas e tinha duas lideranças, uma que praticava os assaltos e a outra que ‘esquentava" as cargas".
As investigações iniciaram com a apreensão de uma carga de 45 mil litros de combustível, roubada no dia 21 de abril, em Campo Novo do Parecis. No roubo, os assaltantes renderam o motorista do caminhão que transportava óleo diesel, deixando-o refém durante o dia todo, enquanto os acusados faziam a subtração da carga. A vítima foi liberada já na madrugada, em meio a uma região de mata, em Campo Novo do Parecis.
Em investigações, policiais civis localizaram os reboques tanques a 85 quilômetros de Campo Novo do Parecis, próximo a uma fazenda, na entrada do município de Brasnorte (579 a Noroeste). O caminhão trator foi encontrado já em Cuiabá.
Segundo o delegado de Campo Novo do Parecis, Luiz Henrique Damasceno, com a recuperação do veículo, policiais civis iniciaram as buscas pela carga roubada, que teria sido descarregada em Sapezal.
A carga roubada foi apreendida pela equipe de investigadores da Delegacia de Sapezal, armazenadas em tanques, na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, zona rural da cidade.