Preso exige transferência de rivais de cadeia em MT
O setor de inteligência Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) investiga uma ameaça feita a agentes penitenciários lotados na cadeia pública de Barra do Garças (500 km de Cuiabá). A ameaça foi feita por supostos membros de uma facção criminosa ocorrida no final do ano passado.
As investigações iniciaram após o diretor da unidade encaminhar um ofício relatando que um dos servidores recebeu uma ligação de um detento. Ele exigia a transferência de membros de facção rival, sob a ameaça de ataques aos agentes penitenciários e suas famílias.
Nos áudios da ligação, o bandido, que tem a ciência de que está sendo gravado se identifica como membro do Comando Vermelho e fala que não quer nenhum membro do PCC (Primeiro Comando da Capital) na cadeia.
O criminoso também fala que caso a exigência não seja atendida e que se os agentes não pararem de bater em seus “irmãos” irão reagir.
A Cadeia Pública de Barra do Garças abriga aproximadamente 280 detentos e tem 60 agentes penitenciários.
No ano passado, quando agentes entraram em greve e foi deflagrado o “Salve Geral” nos presídios do Estado, viaturas do sistema prisional e uma base da Polícia Militar de Barra do Garças foram atacadas. A ordem teria partido dos presídios.