Governo pede ao Ministério da Saúde para comprar vacinas de covid
+ Política
Quarta, 17 Fevereiro 2021
| GazetaDigital
O governo do Estado irá pedir nesta quarta-feira (17) para o Ministério da Saúde autorização para fazer uma compra direta de vacinas contra a covid-19. Atualmente apenas o governo federal pode fazer essa compra.
Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta quarta-feira (17), o governador Mauro Mendes (DEM) confirmou que tentará novamente uma compra direta da vacina. Em janeiro o Estado tentou comprar doses com a Sinovac e a Sinopharm, mas teve os pedidos negados pelas farmacêuticas, que afirmaram que só negociam com o governo federal.
"Nós estamos trabalhando, neste momento, apenas com aquilo que o Ministério da Saúde está disponibilizando, mas é muito pouco. A vacina chega lentamente, prejudica nossa logística, porque recebemos 30 mil doses e eu tenho que distribuir para 141 municípios, em um Estado gigantesco como Mato Grosso", afirmou o governador.
Por falta do imunizante, Cuiabá, Rondonópolis (212 km ao sul da Capital), Sinop (500 km ao norte) e Cáceres (225 km a oeste) já suspenderam a vacinação e mantêm apenas a aplicação da segunda dose, até que o Ministério da Saúde disponibilize novos lotes.
“O Brasil devia estar vacinando pelo menos 10% de sua população agora e ter um horizonte de que até o final do ano nós vacinaríamos 100%. Por isso, pretendo hoje pedir que o Ministério da Saúde nos ajude, nos coordene e ajude os brasileiros a ampliar essa vacinação, através de compras que os Estados vão fazer de outros laboratórios que têm aí mundo a fora”, argumentou.