Em coletiva, deputado que foi preso pela PF afirmou ainda que a procurador Vanessa Cristhina agiu de forma maliciosa para prejudica-lo
O deputado estadual José Riva (PSD) acusou o senador Pedro Taques (PDT) de estar “por trás” da sua prisão na semana passada, durante a quinta fase da Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal no combate a crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. O deputado alega que as informações repassadas à PF na delação premiada feita por Júnior Mendonça teriam sido a mando do pré-candidato do PDT ao governo de Mato Grosso.
De acordo com Riva, Taques teria “arquitetado” a delação premiada de Mendonça junto ao jornalista Antero Paes de Barros e ao advogado José Santoro, o que classificou de 'comitê da maldade'. “Essas perseguições são porque eu não tenho medo de falar o nome de Pedro Taques”, justifica Riva.
“Se alguém um dia investigar o senhor Pedro Taques, vai constatar que ele mente. Imagina um cara que na sua primeira disputa ter que mentir na sua prestação de contas? Declara que voou apenas oito horas e voou mais de 100”.
O deputado ainda afirma que foi vítima de uma prisão injusta e baseada em “argumentos sórdidos”, explorados pela Procuradoria-Geral da República para convencer a Justiça a colocá-lo atrás das grades. Ele concede entrevista neste momento na Assembleia Legislativa, a primeira após ser solto na semana passada do presídio da papuda, em Brasília.
“Tenho plena convicção da ilegalidade da minha prisão”, afirmou o deputado, que chegou sob aplausos dos aliados no lotado auditório Licinio Monteiro. De acordo com Riva, o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli determinou sua prisão porque foi induzido ao erro pela procuradora Vanessa Scarmagnani.
“Fui preso injustamente e minha família foi exposta. As informações da procuradora Vanessa foram maliciosamente destorcidas para me prejudicar”, alega o deputado. “É suspeita a conduta dela, não sei a mando de quem. Ela mentiu com alguma intenção.
Outro lado
A assessoria do senador Pedro Taques afirmou que em breve irá se manifestar oficialmente sobre as declarações de José Riva.