Os bastidores políticos de Mato Grosso continuam movimentados já se preparando para as eleições de 2018. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é uma das siglas partidárias que pretendem aumentar seu espaço e mira a Assembleia Legislativa (AL-MT), que atualmente não conta com nenhum parlamentar da agremiação, para demarcar território no Estado. Os deputados estaduais Adriano Silval (PSB) e Allan Kardec (PT) podem ser as novidades do partido pela busca de vagas no Poder Legislativo.
Segundo uma fonte revelou ao FOLHAMAX, Adriano Silva, ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que vive instabilidade no PSB após o deputado federal Valtenir Pereira retornar e assumir a presidência da sigla foi convidado para ingressar na legenda trabalhista.
Outro deputado convidado é Allan Kardec (PT), que assumiu uma cadeira no legislativo após a eleição de Emanuel Pinheiro como prefeito de Cuiabá. Ele pode ser o principal candidato do PTB com base na Baixada Cuiabana.
Além da Assembleia Legislativa, o PTB também projeta-se para a disputa de cargos no Poder Executivo de Mato Grosso e no Congresso Nacional. O partido também vem tentando “trazer” o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Antônio Joaquim, para uma possível candidatura a governador do Estado.
O conselheiro já anunciou que deixa o cargo vitalício no final do ano para retornar a política. Ele também vem sendo cogitado pelo PMDB. Em qualquer um dos partidos, Antônio Joaquim ingressa na condição de pré-candidato ao Palácio Paiaguás.
O secretário de Política Agrícola, Neri Geller (PP), também é “assediado” pelo PTB. Ele pode disputar uma das duas vagas ao Senado pela legenda.
Um dos últimos cargos de relevância institucional que o PTB ocupou no cenário político de Mato Grosso foi o de prefeito de Cuiabá, em 2010, quando o então chefe do poder executivo da Capital, Wilson Santos (PSDB), deixou a prefeitura para disputar o Governo do Estado, saindo derrotado daquelas eleições por Silval Barbosa (PMDB). O vice de Santos, Chico Galindo (PTB), assumiu a prefeitura até a disputa eleitoral de 2012, que elegeu Mauro Mendes (PSB).
Atualmente, o PTB ocupa o cargo de vice-prefeito de Cuiabá. Niuan Ribeiro, presidente da sigla na Capital, formou chapa com o Emanuel Pinheiro (PMDB), que deixou a AL-MT para ser o chefe do poder executivo municipal. Niuan assumiu a presidência do partido em Cuiabá e vem conduzindo as articulações junto com o advogado Alex Vieira Passos, que comanda a legenda no Estado em substituição a Chico Galindo.
Em nível nacional, o PTB ocupa o Ministério do Trabalho e possui 19 deputados federais e dois senadores.