O governador Pedro Taques postou um vídeo, em suas redes sociais, logo após ter saído do almoço com o presidente Michel Temer, no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta quarta. Ele, juntamente com outros governadores, debateram diversos assuntos com o presidente, entre eles a reforma da Previdência e o Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX).
No vídeo, de pouco mais de um minuto, Taques diz acreditar que é possível votar o FEX tanto na Câmara, quanto no Senado, até semana que vem. “Conversamos com o presidente da República agora no Palácio da Alvorada, onde tivemos um almoço com ele, a respeito do Fundo de Exportação (FEX). Conseguimos a urgência na Câmara dos Deputados e iremos nos reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Já falei com o Eunício Oliveira, presidente do Senado. Se o projeto for votado hoje ou amanhã, ele irá para o Senado e semana que vem, poderá ser votado lá”, afirmou.
O presidente Temer encaminhou ao Congresso Nacional o pedido de votação para a liberação do FEX. No entanto, como não havia sido encaminhado em regime de urgência, a liberação do dinheiro aos Estados poderia ser feita somente em 2018, o que inviabilizaria Mato Grosso de honrar compromissos financeiros nesta reta final de ano. O FEX é considerado fundamental para o pagamento dos salários de dezembro e também do 13º dos servidores comissionados.
O governador também falou sobre uma conversa que teve com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, onde abordou a questão da dívida da Companhia Nacional de Abastecimento com o Governo de Mato Grosso.
“Falamos também com o ministro Henrique Meirelles, antes do almoço, a respeito dos valores da Conab. São R$ 110 milhões que a União deve para Mato Grosso. Foi uma viagem, até agora, produtiva. Agradeço a bancada do Estado que tem nos ajudado muito nestas demandas”, afirmou.