O deputado estadual Leonardo Albuquerque é o primeiro a se desfiliar do PSD, legenda que tem o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) como principal liderança. Leonardo irá se filiar ao Solidariedade em evento nesta terça-feira às 11h30 no hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O governador Pedro Taques (PSDB), que deve disputar a reeleição, irá participar do evento. O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (SDD), também confirmou a presença do presidente nacional da legenda, o deputado federal por São Paulo, Paulinho da Força.
Aos poucos, o governador vem fortalecendo legendas aliadas. Inicialmente, ele conquistou o PPS articulando a retirada do ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, do comando da legenda em Mato Grosso.
Hoje, o PPS é presidido pelo secretário estadual de Educação e pré-candidato a deputado federal, Marcos Marrafon. Agora, Taques trabalha o crescimento do Solidariedade, que passa a ter dois parlamentares.
O outro é Daltinho de Freitas (SDD). A tendência é que o PSD perca todos deputados estaduais.
Além de Leonardo, devem deixar a legenda os deputados estaduais Ondanir Bortolini, Gilmar Fabris, Wagner Ramos, Zé Domingos e Pedro Satélite. Todos devem se aproveitar da "janela" partidária.