Deputado acusa Valtenir de querer controlar o PSB, mesmo saindo do partido
O deputado estadual Allan Kardec se posicionou após a divulgação de uma nota do diretório estadual do PSB, que dizia não reconhecer sua filiação ao partido. O parlamentar afirmou que recebeu a notícia com surpresa e que a nota é fruto do grupo do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que segundo ele, deixará o partido mas quer continuar o controlando. “Consultei filiados, pré-candidatos a deputado pelo PSB e membros do Diretório Estadual e eles foram categóricos ao afirmar que não houve nenhuma reunião oficial para tratar de tal assunto. Tal nota é um posicionamento isolado do grupo do deputado federal Valtenir Pereira, que não quer o crescimento do partido, mas sim controlar a legenda diante da possibilidade anunciada por ele mesmo de desfiliar-se mais uma vez”, diz a nota do deputado.
Allan Kardec desmentiu inclusive Valtenir Pereira, que é presidente do diretório estadual do partido. Ele destacou que continuará conversando com o diretório nacional e com outros filiados ao PSB em Mato Grosso. “Não procede a informação de que busquei minha filiação apenas no Diretório Nacional, pois mantive conversas nos últimos meses inclusive com o próprio Valtenir, que sempre demonstrou interesse na minha filiação. Friso que continuarei mantendo as conversações com a direção nacional e demais filiados de Mato Grosso na tentativa de discutir minha filiação, pois minha militância política sempre foi marcada pela coerência e construção coletiva”, disse.
Segundo a nota publicada pelo PSB, o partido consultou os 18 pré-candidatos a deputados estaduais pela sigla para as eleições deste ano e rejeitaram a sua filiação “de modo contundente” ressaltando que o próprio parlamentar já teria sido notificado da decisão. “O PSB-MT consultou os filiados ao partido que são pré-candidatos a deputados estaduais no pleito de 2018, os quais refutaram de modo contundente a filiação do deputado Alan Kardec e o mesmo foi comunicado na quarta-feira (14), porém com arrogância e muito desdém disse que tudo está acertado com a direção nacional”, afirma a nota.
Na nota, assinada pelo secretário-geral do PSB em Mato Grosso, Milton Simplício, o diretório estadual do PSB afirma que Kardec protagonizou diversas brigas internas dentro do PT e que teria “acabado com o partido” no estado. O diretório afirmou que não reconhece a filiação de Allan Kardec Pinto Acosta Benitez em seus quadros, “mesmo que ela venha de cima pra baixo, de forma assoldada e imposta goela abaixo”.
“É bom lembrar que o deputado Alan Kardec faz parte de uma ala petista radical que protagonizou diversas brigas internas dentro do PT, acabando com o Partido no estado. O PSB de Mato Grosso não pode correr o risco e se prestar a abrigar um grupo com prognóstico tão negativo, com um passado que não se recomenda a ninguém, e que nada contribuiu para o desenvolvimento de Mato Grosso. Pelo contrário, todo o tempo era ocupado para potencializar intermináveis brigas internas na agremiação petista” diz o texto.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELO DEPUTADO ESTADUAL ALLAN KARDEC
Diante das últimas notícias tratando de um suposto veto do Diretório do PSB de Mato Grosso a minha filiação partidária, venho a público ressaltar que:
- Recebo com surpresa tal posicionamento;
- Consultei filiados, pré-candidatos a deputado pelo PSB e membros do Diretório Estadual e eles foram categóricos ao afirmar que não houve nenhuma reunião oficial para tratar de tal assunto;
- Tal nota é um posicionamento isolado do grupo do deputado federal Valtenir Pereira, que não quer o crescimento do partido, mas sim controlar a legenda diante da possibilidade anunciada por ele mesmo de desfiliar-se mais uma vez;
- Não procede a informação de que busquei minha filiação apenas no Diretório Nacional, pois mantive conversas nos últimos meses inclusive com o próprio Valtenir, que sempre demonstrou interesse na minha filiação;
- Por fim, friso que continuarei mantendo as conversações com a direção nacional e demais filiados de Mato Grosso na tentativa de discutir minha filiação, pois minha militância política sempre foi marcada pela coerência e construção coletiva.
Professor e Deputado Allan Kardec