A aposentadoria da juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, muda o jogo político em Mato Grosso. Esta é a avaliação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM).
A magistrada teve a aposentadoria homologada pelo Tribunal de Justiça na última semana. Ela deve se filiar a um partido político até dia 7 de abril para estar apta a disputar as eleições de outubro deste ano.
Para Eduardo Botelho, a imagem construída pela juíza ao longo dos último anos, quando decretou a prisão de “figurões” políticos no Estado, a coloca como um nome em potencial. Selma pode disputar uma vaga no Congresso Nacional ou até mesmo o cargo de vice-governadora.
O presidente da Assembleia afirma que o cenário eleitoral está aberto. “Como eu tenho dito, temos que ir com calma, muita coisa ainda pode mudar. Há duas semanas, o Blairo Maggi informou que não vai disputar a eleição deste ano e mudou completamente o jogo político. Agora, entra a juíza Selma. Ela é um nome muito forte, cabe em qualquer lugar, tanto para deputada federal, estadual, senadora, vice-governadora”, avaliou o deputado em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real).
Um dos poucos no DEM que defende a aliança com o governador Pedro Taques (PSDB), Botelho afirmou que o tucano e a magistrada aposentada formariam uma “chapa fortíssima”. “Seria uma chapa forte, acredito que seria uma grande chapa o Pedro candidato a reeleição no Governo do Estado e a Selma como vice-governadora, com grandes chances de vitória”.
Sobre o desempenho do governador, que vem perdendo aliados nos últimos meses, o presidente da Assembleia avaliou que o cenário "não é tão desastroso" para Taques. Ele afirmou que pesquisas de consumo interno apontam que não há nenhum nome tão destacado para a disputa ao Governo, o que mantém Taques com chances.
Com base nisso, o “neo democrata” acredita que uma eventual composição com a juíza poderia pavimentar a candidatura a reeleição do tucano. “Como eu tenho dito, o Pedro não está morto. Não será fácil derrota-lo na campanha de reeleição e a Selma Arruda chegaria para tornar a chapa ainda mais forte”, termina.
APOSENTADORIA
Aposentada na última semana, Selma Arruda já recebeu convites de vários partidos que buscam sua filiação. Um dos "mais empolgados" com a magistrada é o PSL, do deputado federal Jair Bolsonaro (RJ).
Porém, outras siglas a convidaram para se filiar. O governador Pedro Taques revelou que conversará com a magistrada neste feriado prolongado sobre política.
Existe a possibilidade dele convidá-la para filiar a um partido aliado - provavelmente o PPS - para se candidatar a vice em sua chapa.