O Partido dos Trabalhadores lançou neste sábado (23), na sede da CUT em Cuiabá, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república nas eleições de outubro. O evento reuniu correligionários de todo o estado de Mato Grosso e reafirmou que o partido não tem outro nome para disputa.
“Diante de todos os números mostrados pelas últimas pesquisas não temos dúvida de que o povo quer Lula presidente de novo. Este movimento tem se intensificado a cada dia e se contrapõe ao golpe arquitetado pela direita e chancelado pela Lava-jato. Condenaram Lula sem provas, o prenderam politicamente, mas não conseguiram o afastar do povo. O povo quer Lula livre. Lula presidente!”, explicou Valdir Barranco, presidente do PT em Mato Grosso.
O presidente do Partido da Causa Operária (PCO), em Mato Grosso, participou do evento. “Nós do PCO-MT consideramos que a única candidatura capaz de enfrentar o golpe de estado dado contra o povo brasileiro é a candidatura do companheiro Lula. É preciso lutarmos por sua liberdade e levá-lo novamente à presidência da república. Lula Livre, Lula Presidente”, disse André Antunes.
Jocilene Barbosa, presidente do Sintep-MT, reafirmou a importância de apoiar o “maior líder popular deste país.” “Não há como apoiar quem tenha defendido e apoiado o golpe contra o povo brasileiro ou a prisão política do maior líder popular deste país. O povo quer Lula Livre, Lula presidente.”
Pré-Campanha - No início do mês, o Partido dos Trabalhadores lançou na internet um vídeo da pré-candidatura do ex-presidente onde reafirma que Lula é o único capaz de fazer o Brasil se recuperar dos problemas econômicos e voltar a "ser feliz de novo".
O vídeo, com dois minutos de duração, exibe imagens da caravana do ex-presidente pelo Brasil, com imenso apoio popular, e traz ainda, imagens de momentos próximos à sua prisão política. Lula diz que "os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera."
A gravação mostra também a recente greve dos caminhoneiros que paralisou o país e registra a perda de direitos trabalhistas. "Meu querido Brasil, o que fizeram com você? Estou sofrendo tanto por te ver assim e por todo canto é choro, é um lamento de coração que grita em sofrimento. Essa tristeza, meu povo, vai ter fim. Chama que o povo quer, chama que o homem dá jeito, é o Brasil feliz de novo”, diz o jingle da propaganda da campanha de Lula.
De acordo com o presidente do PT em Mato Grosso, “a candidatura de Lula será registrada em 15 de agosto e o partido PT afasta qualquer possibilidade de um "plano B" para substitui-lo.”
“A prisão política de Lula, condenado pelo TRF-4, tem como único objetivo torná-lo inelegível. Sabemos que ela representa a continuidade do “golpe” porque Lula foi condenado sem provas. Esse julgamento não passa de uma farsa para atender a elite e afastar o maior líder popular deste país de ser novamente presidente do Brasil. Não vamos nos curvar e Lula será de novo nosso presidente. Não temos plano B, nosso plano e L "Lula livre, Lula presidente!", concluiu Valdir Barranco.