Com expressiva renovação, deputados federais tomam posse nesta sexta; Veja perfil dos 8 representantes de MT

Imprimir
+ Política
Sexta, 01 Fevereiro 2019 | OlharDireto
Tomam posse na manhã desta sexta-feira (1) os deputados federais eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados em sessão no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Em Mato Grosso, a eleição de outubro trouxe uma grande renovação com apenas um parlamentar reeleito e sete novatos.
A cerimônia está marcada para acontecer a partir das 10h (horário de Brasília) e será presidida pelo atual presidente da casa de leis, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Durante o dia também irá acontecer o processo de eleição para a presidência, além de vice-presidência, quatro secretarias e as respectivas suplências.
Veja os deputados que vão representar Mato Grosso no período de 2019 - 2023:
Carlos Bezerra (MDB): Com 76 anos, sendo mais de 40 dedicados à política, o deputado federal Carlos Bezerra já ocupou praticamente todos os cargos eletivos, tendo sido prefeito de Rondonópolis, deputado estadual, senador e governador por Mato Grosso. Eleito em outubro com 59,1 mil votos, Bezerra, que preside seu partido no Estado, está indo para seu 10° mandato.
Nelson Barbudo (PSL): Campeão de votos (126,2 mil), o pequeno produtor rural que mora no pacato município de Alto Taquari, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, Nelson Barbudo, filiado ao PSL de Jair Bolsonaro surpreendeu parte da classe política como o mais votado. Sua exposição surgiu entre os anos de 2016 e 2017, quando, insatisfeito com a política atual, passou a fazer vídeos criticando os governos do PT e manifestando seu apoio a Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, sua principal plataforma na campanha, Barbudo conta com mais de 200 mil seguidores de Mato Grosso e de todo o Brasil.
José Medeiros (Pode): Policial rodoviário federal, José Medeiros deixa seu mandato de quatro anos de Senado, assumido após Pedro Taques (PSDB) abandonar a carreira para disputar o Governo no ano de 2014. Sem vaga nas coligações, Medeiros optou por disputar o cargo de deputado federal e teve o apoio do cidadão, sendo eleito em segundo lugar com 82,5 mil votos. No congresso, seus embates com parlamentares petistas ganharam destaque em redes sociais.
Emanuelzinho (PTB): Filho mais velho do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), com 23 anos, o estudante universitário Emanuel Pinheiro Neto, o 'Emanuelzinho' foi o terceiro mais votado para Câmara Federal com 76,7 mil votos. O novo parlamentar já foi presidente da juventude do MDB, partido de seu pai, está no sétimo finalizando o curso de direito, e também estuda Gestão Pública e Ciências Políticas.
Neri Geller (PP): Produtor rural de sucesso – declarou mais de R$ 9 milhões – Neri Geller já concorreu ao cargo de deputado federal em outras duas eleições, mas acabou ficando como suplente. Em 2014, foi nomeado ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pela então presidente Dilma Rousseff (PT), função que exerceu até 2015. Na disputa de outubro ficou em quarto lugar, com 73 mil votos.
Leonardo Albuquerque (SD): Médico com pós-graduação em psiquiatria, Leonardo Albuquerque foi eleito com 34,7 mil votos deputado estadual na eleição de 2014. Com serviços prestados a saúde pública na região Oeste, 'Dr. Leonardo', como é conhecido, tentou ser prefeito de Cáceres em 2012, mas não foi eleito. Com 52,3 mil votos foi o sétimo candidato mais votado para deputado federal.
Rosa Neide (PT): Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a professora Rosa Neide tem mais de 30 anos de serviços prestados a educação do Estado, sendo por duas vezes secretária da pasta. Em sua primeira eleição, disputada e, 2018 foi a oitava mais votada, sendo eleita por média, com 51 mil votos.
Juarez Costa (MDB): Prefeito de Sinop por duas vezes, cidade em que também já foi vereador, o empresário Juarez Costa foi o décimo candidato mais votado, também sendo eleito por média. Ele obteve 49,9 votos. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews