Cerca de 43 mil eleitores terão título cancelados por não votarem nas últimas três eleições, diz TRE-MT

Imprimir
+ Política
Terça, 07 Maio 2019 | G1 MT
Aproximadamente 43 mil eleitores de Mato Grosso que não votaram nos últimos três pleitos e não justificaram a ausência terão os títulos cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O prazo para regularizar a situação acabou na segunda-feira (6).
O município com maior número de títulos cancelados (em relação ao todo de seu eleitorado) foi Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Ao todo, serão 2,8 mil títulos. O número representa 7% dos quase 44 mil eleitores.
Já em Alto Taquari, a 509 km de Cuiabá, 5% dos eleitores terão seus títulos cancelados, mesmo índice percentual de Mirassol D’Oeste, a 329 km da capital, com 891 títulos que serão cancelados.
O eleitor com título eleitoral cancelado está impedido de exercer diversos direitos, entre eles: votar, obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Para regularização o eleitor deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, e se possuir, título eleitoral, comprovantes de votação e de justificativa.
O eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia em cada município a critério do juiz eleitoral.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews