3 federais de MT votam para Coaf voltar à Economia; 4 são contra - confira placar
A bancada de Mato Grosso se dividiu em quatro votos a três na votação feita pela Câmara dos Deputados, que devolveu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para a área econômica do governo, atualmente sob controle do ministro da Economia, Paulo Guedes. A votação ontem quarta (22) - veja como votaram todos os federais.
A medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), em janeiro, reorganizou os ministérios e havia colocado o Coaf no ministério da Justiça e Segurança Pública, sob controle do ex-juiz federal Sérgio Moro.
No total, foram 228 votos a favor do retorno à Economia, contra 210 pela manutenção na Justiça. Da bancada de Mato Grosso, votaram pelo retorno do Coaf a sua alocação original os deputados Valtenir Pereira (MDB), Neri Geller (PP) e Rosa Neide (PT). A favor do governo votaram Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PSL), Emanuelzinho (PTB) e Leonardo Albuquerque (SD). O deputado José Medeiros (Pode) esteve ausente da votação.
O Coaf foi criado em 1998 e é responsável por investigações relacionadas à lavagem de dinheiro a partir de informações repassadas pelo sistema financeiro sobre movimentações suspeitas de recursos. Nos últimos anos, o órgão foi importante ao alimentar a Operação Lava Jato com informações sobre as transações financeiras ilegais realizadas por agentes públicos e pessoas ligadas a eles.
Bolsonaro havia transferido o Coaf para a pasta comandada por Moro, que julgou diversos casos da Lava Jato enquanto era juiz federal. Agora, o órgão retorna à estrutura em que era alocado originalmente. A votação foi considerada uma importante derrota para o governo.