O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sinalizou que busca a hegemonia política de sua família na Baixada Cuiabana. O chefe do Poder Executivo da Capital informou que seu filho, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), pretende transferir seu título de eleitor para o município de Várzea Grande, na região metropolitana.
Emanuel Pinheiro revelou as intenções do filho em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (27) no evento de lançamento da licitação do transporte público urbano da Capital. Com a transferência do título, Emanuelzinho se habilita a disputar eleições em Várzea Grande.
Num suposto cenário onde pai e filho vençam nos respectivos municípios – tendo em vista que o prefeito de Cuiabá já declarou que “tem o direito” a disputar a reeleição -, ambos estariam à frente das duas maiores cidades de Mato Grosso. “Emanuelzinho está transferindo o título para Várzea Grande. Um pedido da base [política] de lá. Ele é deputado federal. Ele vai estimular a base dele na Várzea Grande. Eu já estou aqui, nós somos apaixonados pela Baixada. A base dele lá política vai ficar muito feliz”, declarou Emanuel Pinheiro.
Ao comentar a transferência do título de eleitor do filho, o prefeito de Cuiabá esclareceu que antes da iniciativa “sentou” para conversar com o senador Jayme Campos (DEM-MT). A família Campos possui um histórico político em Várzea Grande e, atualmente, a prefeita da cidade, Lucimar Campos (DEM), é esposa de Jayme.
Emanuel Pinheiro, porém, garantiu que não encorajaria a atitude do filho sem antes conversar com o senador Jayme Campos, ou seu irmão, o ex-governador Júlio Campos (DEM). “Nós não faríamos nada sem conversar com os Campos em Várzea Grande. Eu sentei com Jayme Campos, conversamos com o Júlio Campos, não tem acerto nenhum, não tem obrigação de nada. Ele vai continuar exercendo o seu mandato de deputado federal. Não vai mudar nada”, garantiu Emanuel Pinheiro.
Em sua primeira eleição disputada, Emanuelzinho, de 24 anos, teve 78.781 votos nas eleições para deputado federal em 2018 e tem mandato até 2022. Em Várzea Grande, foram 11.723 votos, o terceiro mais votado no município.
Atualmente, o grupo dos Campos tem como postulante a prefeitura o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), - que também tem que transferir o título para a Cidade Industrial -, o vice-prefeito José Hazama (PRTB) e o vereador Chico Curvo (DEM).
"FELIZ E APAIXONADO"
Descontraído, o prefeito de Cuiabá também deixou transparecer aos jornalistas que vem atravessando um momento “feliz” de sua vida, e que está “apaixonado pelo que esta vivendo” à frente da administração pública da Capital. “Eu sou apaixonado pelo que estou vivendo. Pensa num homem feliz. Cada dia que passa estou mais feliz em ser prefeito de Cuiabá. Pensa num homem de bem com a vida”.