Governo do Estado confirma retorno das aulas em sistema híbrido dia 7 de junho

Imprimir
+ Geral
Quinta, 20 Maio 2021 | FolhaMax
Após 1 ano e 2 meses, os alunos da rede estadual de educação de Mato Grosso vão retornar às salas de aula. O secretário de Educação, Allan Porto, anunciou que o retorno dos estudantes às escolas está previsto para o dia 31 de maio.
Segundo Porto, no primeiro momento haverá a “semana do acolhimento” dos profissionais da Educação e dos estudantes. No dia 7, as aulas retornam na modalidade híbrida, com revezamento de alunos e profissionais nas escolas.
Segundo o secretário, toda a rede está preparada para receber os alunos. “Será até 50% dos alunos nas escolas. A estrutura está preparada, os recursos foram encaminhados às escola e a infraestrutura está preparada”, declarou Allan Porto.
Sobre a possibilidade do Estado vivenciar uma “terceira onda” da pandemia nos próximos dias, Porto colocou que a Seduc está acompanhando constantemente os boletins emitidos pela Secretaria de Saúde. Ele citou que, atualmente, apenas 12 cidades possuem risco alto de contágio.
Já as demais estão moderados. “Precisamos dar um passo adiante. Temos visto na mídia que nos últimos meses têm aumentado violência, abuso, ansiedade e depressão em nossas crianças. E as demais atividades estão aí. Shoppings estão funcionando, bares também, mercados, farmácias. Porque a gente não pode dar um passo adiante em relação a educação?”, questionou.
O secretário destacou também que os alunos da rede pública estão em “ampla desvantagem” em relação a rede privada. “O que o Estado está colocando aqui não é simplesmente a decisão de retornar as aulas numa decisão, numa canetada. Existe um plano de técnicos da secretaria, em conjunto com as escolas, com os diretores. E é cumprir os protocolos, em relação ao distanciamento”, frisou.
Allan Porto frisou que, nestes 14 meses de escolas fechadas, o prejuízo para os alunos é imenso. “Não podemos privar direito da criança, do jovem, de acessar a escola. É claro, com segurança, cumprindo todos os protocolos de biossegurança”, complementou.
VACINAÇÃO
O secretário ainda destacou que a vacinação dos profissionais da Educação também está próxima. Ele destacou que já foi aprovado o início da vacinação da categoria após a conclusão da vacinação dos servidores da Segurança Pública, que já está próxima. “Falei com o secretário Bustamante e ele me falou que faltam 1 mil policiais para vacinar. Aí 10% de todas as vacinas que chegarem ao Estado de Mato Grosso vai ser destinada aos profissionais da Educação”, destacou.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews