O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o Comitê Covid-19 vai se reunir nesta segunda-feira (31) para avaliar a situação pela qual o estado passa com a terceira onda do coronavírus e analisar quais medidas devem ser tomadas pelo governo.
Ele destaca que é de extrema importância imunizar a população o mais rápido possível.
“O ritmo da vacina está menor do que aquilo que se imaginava e daquilo que já fizeram importantes países ao redor do planeta. Quando a vacina aumenta consideravelmente, cai sensivelmente o número de contaminados, de mortes e de internações, seja em UTI ou em leito clínico”, afirmou.
O governador que o aumento no número de casos tem preocupado o governo.
“Lamentavelmente em Mato Grosso, como em todo o Brasil, está se observando o crescimento de internações e do número de contaminações do coronavírus”, disse ele.
Mauro Mendes disse ainda que o governo manteve as UTIs abertas mesmo quando a taxa de ocupação reduziu em Mato Grosso.
“O governo manteve as UTIs, apesar de ter tido uma redução de casos. Em determinado momento, chegamos a 72% de taxa de ocupação, mas não desativamos leitos a não ser por questões operacionais. Nós estamos mantendo o número de leitos para atender a população”, disse ele.
O governador destacou ainda que é necessário manter o distanciamento social e as medidas de biossegurança.
“Todo mundo precisa fazer sua parte. As pessoas precisam acreditar na doença, no vírus e saber que a melhor forma de prevenir é manter o distanciamento, manter as medidas não farmacológicas, para que isso minimize o contágio e a circulação do vírus entre as pessoas”, disse.
Casos em MT
O número de mortes por Covid-19 passou de 10,9 mil em Mato Grosso neste domingo (30).
Desde o início da pandemia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou mais de 405 mil casos confirmados da Covid-19 e 10.903 mortes no estado.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 439 internações em UTIs públicas e 378 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 90,7% para UTIs adulto e em 42% para enfermarias adulto.
Segundo o Painel Covid-19, há doze hospitais em Mato Grosso com a tava de internação em 100%. Todos os outros estão acima de 76%.
Quanto às enfermarias, apenas o Hospital Julio Muller, em Cuiabá, e o Hospital Municipal em Tangará da Serra estão com os leitos lotados.