Com quase 6 meses de campanha, cidades de MT têm apenas 33% de imunizados

Imprimir
+ Geral
Domingo, 18 Julho 2021 | ReporteMT
A poucos dias de completar seis meses, a campanha de vacinação contra a covid-19 segue em ritmo lento em Mato Grosso. Enquanto a média da cobertura vacinal do estado não passa de 9,94%, o município com maior percentual de moradores imunizados, ou seja, que já tomaram as duas doses da vacina, é de 33,9%.
A campanha foi lançada oficialmente em Mato Grosso no dia 18 de janeiro, quando o governo estadual promoveu uma vacinação simbólica com funcionários do Hospital Estadual Metropolitano, em Várzea Grande, referência para o tratamento da doença. Desde então, tem caminhado a passos lentos.
Segundo levantamento do Estado, divulgado por meio do painel de distribuição de vacinas, alguns municípios sequer conseguiram imunizar 5% da população apta a se vacinar. No caso das cidades com maior número populacional, a capital Cuiabá foi a que vacinou: 11.28% da população.
Com cerca de 15 mil moradores aptos a se vacinar contra a covid-19, o município de Nossa Senhora do Livramento (45 km de Cuiabá) lidera o ranking: por lá, 33,9% da população já é considerada imunizada. Para a coordenadora de imunização do município, Stefanne Carolyne, os dados são considerados positivos diante das dificuldades encontradas na região. Isso porque, em Livramento, cerca de 70% da população está nas comunidades ou distritos rurais.
De acordo com Stefanne, o município adotou como estratégia a busca ativa pela população. “Todos os moradores da cidade são cadastrados pelos agentes de saúde. Assim como na zona rural quando há cobertura. Então, a partir desse cadastro, captamos as pessoas”, explicou ao .
Em Livramento, o plano de imunização já está no grupo de 30 a 49 anos, segundo a coordenadora, e, dos moradores, 59% tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid. Com isso, ela espera que o município consiga atingir ao menos 50% da população imunizada em até 60%. A velocidade da vacinação, porém, depende do envio de doses pelo governo federal.
Na visão do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que é médico sanitarista, os dados mato-grossenses refletem que ainda há um longo caminho na vacinação. Segundo ele, a atualização correta dos dados da vacinação indicam que Mato Grosso já chegou à faixa de 12% da população imunizada. Entretanto, o estado ainda observa taxas de transmissão e de incidência de casos novos altas, formando um ambiente propício para o desenvolvimento de variantes genéticas do vírus.
“Mesmo se considerarmos as doses que já estão aqui armazenadas, aguardando o intervalo de tempo para completar o esquema vacinal, nós levaremos mais de um ano para alcançarmos uma boa cobertura vacinal”, avaliou.
Conforme o painel de divulgação da vacina, o município que menos vacinou seus moradores foi Sapezal, onde apenas 3,63% dos moradores receberam as duas doses de imunizantes. Abaixo, confira o ranking dos 10 municípios com a maior cobertura vacinal.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews