Caminhões pipas saem buzinando nas ruas de Tangará da Serra (MT) para distribuir água potável

Imprimir
+ Geral
Segunda, 22 Novembro 2021 | G1MT
Cinco caminhões pipas estão ajudando no abastecimento de água nas casas de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, devido à crise hídrica que afeta a região. Os veículos se dividem entre os bairros da cidade e passam pelas ruas buzinando.
A moradora Jozina Antunes contou que usa a água potável distribuída pelos caminhões para beber e fazer comida em casa.
"Demora para chegar a água, mas a gente tem que entender, porque é muita gente para atender", disse.
Ela afirmou que sempre aproveita a chuva para coletar água para fazer outras atividades domésticas, como limpar casa e lavar roupa.
"Coloco os baldes aqui fora e pego água quando chove, porque na torneira sai bem pouco. Está complicada a situação, mas vai melhorar", pontuou.
Jozina mora na região há cerca de 15 anos e, segundo ela, essa é a terceira vez que a crise se agrava na cidade.
A água transportada pelos caminhões pipas é retirada do Rio Sepotuba para Estação de Tratamento de Água (ETA) Queima-Pé.
Racionamento
Na semana passada, a prefeitura de Tangará da Serra anunciou que o fornecimento de água passará a ser feito por setor. As chuvas até agora não foram suficientes para elevar o nível do reservatório da Estação de Tratamento (ETA) do município.
Até então, o abastecimento era realizado duas vezes na semana, mas o reservatório não atendeu as expectativas e muitos bairros ficaram sem água. A ideia de fazer o fornecimento por setores é para garantir o mínimo à população.
Em coletiva de imprensa na sexta (19), o prefeito Vander Masson e o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Heliton Oliveira, disseram que a situação é de colapso no sistema de abastecimento de água. Entre quinta e sexta, choveu apenas 15 milímetros na represa da ETA.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews