Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgados através do Painel Epidemiológico, nesta sexta-feira (7), apontam que cinco crianças, entre 6 e 10 anos, já perderam a vida em decorrência da Covid-19 no Estado desde o início da pandemia.
Os óbitos foram registrados em Cuiabá (1), Dom Aquino (1), Santa Terezinha (1) e Várzea Grande (2). Foram quatro meninos e uma menina.
Os dados apontam que 111 crianças do mesmo perfil de idade estão em monitoramento. Outras 4 crianças estão internadas em Mato Grosso.
Se forem incluídas também as mortes de menores que 5 anos, o total de óbitos de crianças de até 10 anos se eleva para 39.
A vacinação de crianças está no centro de uma polêmica envolvendo o Governo Federal. O presidente Jair Bolsonaro (PL) é contra imunizar crianças.
Mesmo com a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Ministério da Saúde chegou a abrir uma consulta pública e realizar uma audiência com os contra e os favoráveis à imunização de crianças. A medida retardou a liberação das doses.
No Brasil
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados pelo ministro Marcelo Queiroga, em 23 de dezembro de 2021, o Brasil totalizava 308 mortes por Covid em crianças de 5 a 11 anos. Os dados são de referência de março de 2020 a novembro do ano passado.
Vacinação infantil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 16 de dezembro do ano passado a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças de 5 a 11 anos.
A vacina infantil é diferenciada em relação aos imunizantes utilizados em pessoas maiores de 12 anos. A dosagem e composição são menores.
Após mostrar a intenção de exigir prescrição médica e autorização dos pais, o Ministério da Saúde voltou atrás, com o resultado da consulta pública desfavorável à exigência, e não será mais obrigatória a indicação médica.
As primeiras doses do imunizante pediátrico têm previsão de chegar no Brasil na próxima quinta-feira (13), com 1,248 milhão de doses.
Em Mato Grosso, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou, em 28 de dezembro, a Resolução nº 166, que autoriza a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com o imunizante da Pfizer.
A aplicação da dose será feita com a presença de um responsável e apresentação de um documento com foto da criança. Não será exigida prescrição médica.