Apenas 15% das obras previstas para a Copa foram entregues
Das 52 obras de mobilidade urbana previstas para serem executadas no período de Copa do Mundo, em Cuiabá, apenas oito foram entregues pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
As obras concluídas oficialmente foram a ligação da Avenida Beira-Rio (Jardim Califórnia) com a Rua Antônio Dorilêo (Coophema), a Ponte Professor Benedito Figueiredo, a pavimentação da Rua Camboriú, a duplicação da Ponte Mário Andreazza, as trincheiras Jurumirim e iríaco Cândia, os viadutos da Sefaz, do Despraiado e Dom Orlando Chaves.
A três primeiras obras custaram R$ 15,5 milhões e foram inauguradas outubro do ano passado. Elas beneficiaram, principalmente, os moradores dos bairros Praeirinho, Coophema, Coxipó, Jardim Gramado, Vista Alegre, Parque Geórgia, entre outros, bem como se tornou uma nova alternativa aos motoristas para redução o fluxo de veículos na Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Ainda em 2013, foi inaugurado o Viaduto do Despraiado após seis meses do prazo inicial estabelecido em contrato. A obra custou R$ 18,9 milhões aos cofres públicos e foi projetada para melhorar a distribuição do fluxo de veículos na região de mesmo nome, na Avenida Miguel Sutil.
O viaduto foi a primeira grande obra de mobilidade urbana da Copa. O evento de entrega foi marcado por shows, fogos de artificio e aproximadamente mil pessoas que acompanharam o início da solenidade, que durou cerca de três horas.
Já a trincheira Ciríaco Cândia e a duplicação da ponte Mário Andreazza foram inauguradas em dezembro. As obras custaram aproximadamente R$27,5 milhões e foram pensadas para serem o “Plano B” de locomoção entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a Arena Pantanal. A ideia facilitar o acesso ao estádio durante os jogos da Copa.
Em fevereiro deste ano, foi inaugurado o Viaduto da Sefaz. A obra foi construída estrategicamente para solucionar um conflito no trânsito que existia na região, no retorno em frente à Secretaria de Fazenda (Sefaz).
No entanto, o viaduto está com o trânsito bloqueado devido a problemas estruturais no elevado detectados somente após a entrega da obra.
Já nos mês passado, houve a inauguração da trincheira Jurumirim, um ano após o previsto inicialmente no contrato. A obra é a mais impactante dentro do conjunto de obras idealizadas, projetadas e executadas pelo Governo do Estado.
A obra custou quase R$ 50 milhões, sendo R$11 milhões acima do previsto, e vai atender aos moradores de 20 bairros nas regiões Oeste e Sul da cidade, como Coxipó, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Leblon, Bosque da Saúde, Bela Vista, entre outros.
Por fim, foi inaugurado o viaduto Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande. A inauguração aconteceu no inicio deste mês e o elevado custou R$ 19,2 milhões, apesar da previsão ser de R$ 17 milhões.
O viaduto já estava sendo utilizado pelos motoristas desde o mês de junho e foi executado para fazer a ligação entre a Avenida Miguel Sutil em Cuiabá à Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.
Ao todo, foram gastos aproximadamente R$150 milhões para execução das oito obras. Outras 14 obras já foram concluídas, contudo, não foram recebidas definitivamente pelo Governo do Estado e ainda não há previsão de quanto isso ocorrerá.