Juíza reconduz prefeito de Chapada ao cargo
A juíza da comarca de Chapada dos Guimarães, Silvia Renata Anffe Souza, anulou a sessão da Câmara de Vereadores que afastou o prefeito José Neves de Souza (PSDB). O prefeito estava fora do cargo desde maio de 2014, primeiro por conta de decisão judicial e, posteriormente, pelos membros do legislativo.
De acordo com a defesa do prefeito, ficou comprovado que a sessão da Câmara foi cercada de irregularidades. Entre elas, está a ausência do processo de afastamento da pauta de votação.
José Neves é acusado de diversas irregularidades no período em que ocupou a prefeitura de Chapada. Em maio o prefeito foi denunciado por suposto desvio de recursos que deveriam ser destinados para o transporte escolar.
Pouco tempo depois, uma operação da Delegacia Fazendária prendeu servidores e o irmão do prefeito, Joel Santos, por suspeita de fraudes em licitação.
A Câmara afastou o tucano por conta de suposto desvio de recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). Uma Comissão Parlamentar de Inquérito investiga o caso.
Após retornar ao cargo, o prefeito anunciou como as primeiras medidas as trocas do secretário de Fazenda e do Procurador Geral do Município. Outras mudanças no secretariado devem ocorrer no decorrer da semana.