Agentes de Endemias fazem trabalho de pulverização preventivo contra a dengue em Jangada
Nesta terça-feira (12), os agentes de endemias em Jangada, começam um trabalho de pulverização para combater o foco do mosquito da dengue, no bairro gamela.
De acordo com os agentes, está sendo iniciado pulverizado primeiro o bairro, por ter um foco do mosquito transmissor da dengue. Para combater o foco, a vigilância epidemiológica buscará um bloqueio pulverização em um raio de 100 metros do local do foco. Para que o número de casos não possa aumentar.
“Reforçamos os pedidos para que a população continue com o cuidado, não custa nada o morador olhar todos os dias, e deixar qualquer tipo de recipiente sem água. Vamos fazer o nosso trabalho do Poder Público, mas para que isso tenha efeito é importante que a população colabore. Todos devem ficar atentos”, ressaltaram.
CUIDADOS: Para que a sua casa esteja livre da presença da larva do mosquito Aedes aegypti é necessário redobrar alguns cuidados: manter o lixo fechado, as garrafas vazias e com o gargalo para baixo, as calhas devem ser mantidas limpas e desobstruídas, proteger os ralos com tela milimétrica, os vasos devem ser preenchidos com areia, no caso das piscinas manter a água tratada e a caixa d’água bem fechada.
SINTOMAS DA DOENÇA: A doença que é transmitida pelo mosquito menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas. O inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde. Alguns sintomas característicos da doença são: febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, fraqueza, e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita da doença a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e consultar-se com um médico e evitar tomar remédios por conta própria.