Nos chineses eu confio, na Dilma não, diz Pivetta sobre megaferrovia
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), está cauteloso em relação ao projeto da megaferrovia anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT), nesta terça (19). O empreendimento que liga o Brasil, Peru e a China, com custo estimado em R$ 30 bilhões, será financiado pelos chineses e contempla o município mato-grossense. “A China sabe fazer negócio, investe pesado em logística e cumpre os compromissos. Mesmo assim, prefiro manter a cautela. Nos chineses eu acredito. Na Dilma, não”, declara Pivetta, de São Paulo, em entrevista ao Rdnews.
A implantação do corredor de trilhos entre os oceanos Atlântico e Pacífico foi discutido pela presidente e o primeiro-ministro da República Popular da China, Li Kequiang. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Além de Lucas do Rio Verde, a ferrovia Transoceânica também terá pontos de ligação nos Estados de Tocantins e Acre. O traçado ainda atravessará os Andes até chegar ao porto do Peru, onde acontecerá a ligação com a China.
Pivetta afirma que, caso seja concretizada, a megaferrovia vai impulsionar o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, de Mato Grosso e de todo Brasil. “Isso é um investimento correto, que favorece as cadeias produtivas, gera empregos e desenvolvimento social. O investimento gera mais benefícios que muitos programas inócuos do governo federal”.
A cautela de Pivetta está relacionada à Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico). O governo federal anunciou que não existem recursos para execução das obras. Na verdade, há um imbróglio entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério dos Transportes quanto ao montante a ser gasto na construção da ferrovia, que vai de Campinorte (GO) até Lucas do Rio Verde, totalizando 1.065 km. Isso porque o TCU determinou que o valor deveria ter um decréscimo de R$ 1,6 bilhão, saindo de R$ 6,4 bilhões para R$ 4,8 bilhões. No entanto, este corte inviabiliza a implantação.
Neste sentido, Pivetta já criticou a atuação da bancada federal de Mato Grosso. Segundo o pedetista, os oito deputados federais e três senadores permanecem inertes diante da situação. “Se discursava sobre a Fico, agora não se falou mais e nenhum político fala”, reclama. A perspectiva da megaferrovia financiada pela China empolga os Poderes em Mato Grosso.
Ainda na terça, o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB), se reuniu com o vice-governador Carlos Fávaro (PP), para propor a realização de audiências públicas no Estado, afim de promover o debate entre Governo e o setor produtivo. A discussão deve começar em junho.
Ferrovias em estudo - Além da megaferrovia e da Fico, também existem outras duas ferrovias em estudo que devem contemplar Mato Grosso. Uma delas liga Sapezal a Porto Velho (RO). A outra, denominada Ferrogão, vai de Sinop até Miritituba (PA).